DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Amazonino perde vantagem, mas continua liderando corrida pela Prefeitura. David e Nicolau seguem acirrados na disputa pelo segundo lugar

Na próxima semana, a Perspectiva vai divulgar um estudo mais compacto, e existe ainda a possibilidade de que seja realizada mais uma rodada, antes da pesquisa de boca de urna do dia 15 próximo.

Pesquisa realizada pela Perspectiva aponta que Amazonino Mendes (Podemos) segue em queda na preferência do público, porém, ainda se mantém em primeiro lugar na corrida à Prefeitura de Manaus, seguido do candidato David Almeida (Avante).

Amazonino Mendes lidera na estimulada (27,2%), porém, já perdeu 5,5% em 36 dias, desde a segunda rodada, publicada no dia 29 de setembro. David Almeida é o segundo, com 15,3%, seguido por Ricardo Nicolau (PSD), com 12,5%, uma diferença de 2,8%, o que corresponde a menos de 35 mil votos. No final de setembro, a distância entre os candidatos do Avante e do PSD era de 14,9%.

Após as convenções, José Ricardo (PT) vem mantendo uma estabilidade entre 9,1% e 11,5%. Ele é o quarto colocado, posição que ocupou em 2016 quando disputou a Prefeitura de Manaus pela primeira vez e conseguiu 11% naquele ano.

Capitão Alberto Neto (Republicanos) permanece na quinta posição, com 6,1%, seguido pelo Coronel Menezes (Patriotas), o segundo maior crescimento proporcional, que começou com 2,6% e agora atingiu 5,5%, no sexto lugar, superando Alfredo Nascimento (PL), que caiu para 4,0%, na sétima colocação.

Chico Preto (DC) (1,3%) e Romero Reis (Novo) (1,1%) devem disputar o oitavo lugar, enquanto Marcelo Amil (PCdoB) (0,3%) aparenta ficar em décimo e Gilberto Vasconcelos (PSTU) (0,1%), na última colocação.

Os indecisos somaram 5,6%, o que, por tradição, deverá continuar nesse patamar até o dia 14 de novembro. Brancos e nulos foram 9,5%, percentual que, dentro da margem de erro de 3,1%, deve se consolidar até o dia da eleição.

Na próxima semana, a Perspectiva vai divulgar um estudo mais compacto, e existe ainda a possibilidade de que seja realizada mais uma rodada, antes da pesquisa de boca de urna do dia 15 próximo.

Nesta pesquisa, a Perspectiva simplificou os seus questionários, coletando somente as intenções de votos espontâneos e estimulados em 1ª opção, bem como a rejeição com resposta única e mais três cenários de 2º Turno.

Cenários para o 2º turno

A pesquisa apresenta os seguintes números nas simulações para o 2º Turno: Amazonino 42,7% versus 33,8% José Ricardo; Amazonino 39,4% versus 38,9% Ricardo Nicolau; Amazonino 40,1% versus 39,8% David Almeida.

O sinal amarelo está cada vez mais forte para Amazonino, com David Almeida e Ricardo Nicolau empatando com ele no 2º Turno. Considerando-se a margem de erro, o candidato do Podemos pode sofrer sua terceira derrota em pleitos de dois turnos.

A primeira foi em 2004, quando alcançou 43,5% a 28,8% contra Serafim Corrêa na eleição para prefeito em 3 de outubro, e perdeu por 51,7% a 48,3% quatro semanas depois. A segunda, em 2018, quando Wilson Lima obteve uma vantagem de 1% no 1º Turno e ampliou para 17% a diferença no 2º Turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *