DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Justiça Eleitoral conclama os eleitores a comparecerem às urnas neste domingo

Embora esse índice de abstenção tenha sido um dos menores do País, presidente do TRE-AM conclamou os eleitores a comparecer à chamada “festa da democracia” e a votar

Ao destacar que no primeiro turno das eleições municipais de Manaus, o índice de abstenção foi de 18,3%, totalizando 240 mil eleitores que deixaram de votar, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, convocou os eleitores a comparecer às urnas neste domingo.

Embora esse índice de abstenção tenha sido um dos menores do País, o desembargador conclamou os eleitores a comparecer à chamada “festa da democracia” e a votar.

A segurança da votação com todas as medidas necessárias para a proteção dos eleitores e mesários contra o Covid-19 foi destacada pelo diretor do TRE, Ruy Melo, para quem essas medidas são necessárias e suficientes para evitar a proliferação do vírus.

As eleições foram realizadas em meio à pandemia de Covid-19, razão pela qual analistas consideravam que a abstenção (percentual de eleitores que não compareceram para votar) seria elevada.


Nas duas eleições municipais anteriores, a abstenção no primeiro turno foi de 17,58% em 2016 e de 16,41% em 2012. Na eleição mais recente, a presidencial de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%.


O eleitor que se absteve e não votou no primeiro turno das eleições pode votar normalmente no segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *