Justiça Eleitoral conclama os eleitores a comparecerem às urnas neste domingo
Embora esse índice de abstenção tenha sido um dos menores do País, presidente do TRE-AM conclamou os eleitores a comparecer à chamada “festa da democracia” e a votar
Ao destacar que no primeiro turno das eleições municipais de Manaus, o índice de abstenção foi de 18,3%, totalizando 240 mil eleitores que deixaram de votar, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, convocou os eleitores a comparecer às urnas neste domingo.
Embora esse índice de abstenção tenha sido um dos menores do País, o desembargador conclamou os eleitores a comparecer à chamada “festa da democracia” e a votar.
A segurança da votação com todas as medidas necessárias para a proteção dos eleitores e mesários contra o Covid-19 foi destacada pelo diretor do TRE, Ruy Melo, para quem essas medidas são necessárias e suficientes para evitar a proliferação do vírus.
As eleições foram realizadas em meio à pandemia de Covid-19, razão pela qual analistas consideravam que a abstenção (percentual de eleitores que não compareceram para votar) seria elevada.
Nas duas eleições municipais anteriores, a abstenção no primeiro turno foi de 17,58% em 2016 e de 16,41% em 2012. Na eleição mais recente, a presidencial de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%.
O eleitor que se absteve e não votou no primeiro turno das eleições pode votar normalmente no segundo turno.