CIDADANIADESTAQUE

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra Mulheres tem programação em Manaus

Parte da campanha 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a caminhada e corrida virtual é organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc)

Em referência ao dia 6 de dezembro, escolhido como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, instituído no Brasil pela Lei nº 11.489/2007, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza nesta segunda-feira (7/12), a 1ª Caminhada e Corrida Virtual dos Homens” pelo fim da violência.

As inscrições para participar vão até este domingo (6/12). Para participar e receber certificado, o participante deve se inscrever no link https://forms.gle/5ykhNhR5sLxUg3wZ9 e seguir as plataformas digitais @redesejusc.

No dia da corrida, o inscrito poderá divulgar nas próprias redes sociais a foto do percurso com as hashtags #sejusc, #16diasdeativismo e #diganaoaviolenciacontramulher. O percurso é escolhido pelo participante, podendo ser uma caminhada de 3km e corrida de 5km ou 10km.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Barroncas, informa que a caminhada tem por objetivo chamar a atenção do público masculino para a violência contra a mulher.  A ideia é mobilizar o maior quantitativo de homens para a causa da mulher, essa representatividade masculina que a gente vem tentando trazer ao longo dos anos. “A importância é que se torne uma luta não apenas de mulheres pelos seus próprios direitos”, destaca a secretária.

Histórico

O dia 6 de dezembro remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres.  O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign). 

O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.

Os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres, que acontece anualmente, com início no dia 25 de novembro. Movimentos sociais, instituições públicas e privadas do Brasil se mobilizam pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência contra essas.

Índices de violência

O Brasil é o quinto país mais violento do mundo para as mulheres. Segundo o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2019), houve 66.041 registros de violência sexual em 2018 – 81,8% das vítimas são do sexo feminino; 53,8% tem até 13 anos de idade. Esses índices são os maiores já registrados, conforme revela o anuário que divulga os dados consolidados do ano de 2018.

Em 2018, ainda, foram registrados 1.206 casos de feminicídios no Brasil, um crescimento de 11,3% com relação à 2017. Desse total, 61% das mulheres eram negras e em 88,8% dos casos o autor foi companheiro ou ex-companheiro.

O número de estupros foi de 180 por dia, indicando um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, 2017.

Sobre violência doméstica, foram contabilizados 263.067 casos de lesão corporal dolosa, isso representa 1 registro a cada 2 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *