DESTAQUEEDUCAÇÃO

Modelo híbrido de aulas adotado no Amazonas pode ajudar a reduzir evasão escolar, avalia Unicef

Representantes do Unicef que conheceram o modelo adotado para retorno das aulas presencias, sugeriram uma parceria para o programa Busca Ativa, que visa reduzir o índice de evasão escolar

O modelo de aulas híbridas, adotado pelo Amazonas para o retorno das aulas presenciais, foi apresentado para o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante reunião com a secretária executiva adjunta de gestão da Secretaria de Estado da Educação, Rosalina Lôbo, que detalhou o plano e os benefícios trazidos para a educação do estado.

Durante a reunião, as equipes pedagógicas e de gestão mostraram os programas adotados pela Seduc no período de suspensão de aulas aos representantes do Unicef, que tiraram dúvidas e propuseram, inclusive uma parceria entre as duas instituições para o programa Busca Ativa, que tem por objetivo reduzir o índice de evasão escolar.

O modelo de aulas híbridas adotado no Amazona para retorno das aulas presenciais, consiste na combinação de aulas presenciais, nas unidades escolares, junto com o acompanhamento dos conteúdos do Aula em Casa – programa adotado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto que leva as aulas aos estudantes por canais da TV aberta e pela internet.

Além disso, todas as turmas foram divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada. Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais e, às terças e quintas-feiras, é a vez do bloco B conferir as atividades presenciais.

A medida foi tomada para seguir as orientações dos órgãos de saúde, que orientam o distanciamento social devido à pandemia de coronavírus. Diante da necessidade de manter o calendário escolar e seguir as orientações, aderir ao modelo híbrido, utilizando-se dos conteúdos que supriram as necessidades durantes a suspensão de aulas presenciais, foi a opção escolhida pela pasta.

“Nada funcionaria na nossa realidade se não fosse o combinado de tecnologias das aulas on-line e aulas presenciais, com estratégias tecnológicas e estratégias alternativas, nós abrimos vários subcanais para garantir que o alcance fosse maior, inclusive com reprises, para que as famílias com mais de um aluno pudessem ter acesso aos conteúdos”, explica Rosalina Lôbo.

Fotos: Lincoln Ferreira / Divulgação/Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *