ECONOMIA

Indígenas comercializam pirarucu de manejo durante feira, neste fim de semana, em Manaus

Evento organizado pela Fundação Estadual do Índio, começa na sexta-feira e vai até domingo, das 8h às 19h, no estacionamento do Estádio Carlos Zamith, na alameda Cosme Ferreira, zona Leste.

A Fundação Estadual do Índio (FEI), promove de sexta-feira (18/12) a domingo (20/12), a 1ª Feira do Pescado Indígena com o tema “Pirá Puranga”, que significa “Peixe Bom” na língua Nheengatu (língua geral em Tupi-Guarani). O pescado que será comercializado vem de área de manejo, no município de Uarini. A feira vai funcionar das 8h às 19h, no estacionamento do Estádio Carlos Zamith, na alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Wesley Couto, o objetivo da 1ª Feira Indígena é contribuir para que as com as comunidades indígenas do Amazonas tenham fonte de renda. “É uma iniciativa da fundação para que possamos oportunizar a essas populações mais uma fonte de renda econômica, ao comercializarem o produto do seu trabalho. Nesse caso, a pesca do pirarucu manejado em comunidades indígenas”, afirma.

Na feira, o pirarucu será comercializado em mantas, filés e ventrecha, ao preço de R$ 12 o quilo. Além do pescado, o consumidor também poderá comprar temperos, verduras e legumes. O evento contará ainda com a presença de artesãos do Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki.

O diretor técnico da FEI, Fabrício Corrêa, destaca que a feira será de grande importância para a população da capital, que terá a oportunidade de compra diretamente com os produtores indígenas.

Ele chama atenção para os preços praticados na feira e a contribuição que o consumidor manauara para o fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu. “Essa feira será um espaço importante para Manaus, onde a população terá a oportunidade de comprar um produto direto do produtor indígena por um preço acessível e de qualidade, e ainda estará contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu de manejo”, destaca.

O evento será realizado em parceria com a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Nos dias da feira, serão disponibilizadas máscaras de proteção e álcool em gel no local, seguindo assim as orientações das autoridades sanitárias visando garantir a saúde e bem-estar de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *