MEIO AMBIENTE

Senadores se reúnem nesta segunda para reativar ações de preservação da Amazônia

Inativo há cerca de oito anos, o Parlamento Amazônico foi criado em 1989 com o objetivo de estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros para a discussão de questões da Amazônia.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), marcou reunião para esta segunda-feira (21/12), para instalar a Assembleia e eleger o Conselho Diretor do Parlamento Amazônico (Parlamaz). Inativo há cerca de oito anos, o Parlamaz foi criado em 1989 com o objetivo de estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros para a discussão de questões da Amazônia, promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região.

Nelsinho Trad foi o responsável pela primeira reunião estratégica para debater a reativação do Parlamaz com representantes dos países que detêm territórios na Amazônia e definir uma sequência de ações para tratar da questão da preservação amazônica e da retomada da agenda ambiental pelo grupo parlamentar internacional.

O Brasil participa do Parlamaz com o maior número de parlamentares: sendo cinco senadores e quatro deputados federais. Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela são os demais integrantes do Parlamaz.

*Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *