CIDADANIACOVID-19DESTAQUE

Albergue municipal homenageia assistente social Gecilda Albano Peçanha, vítima da Covid-19

Espaço tem capacidade para atender até cem pessoas, mas deverá iniciar com o atendimento de 50 pessoas em situação de rua, seguindo as recomendações sanitárias de distanciamento social

O prefeito Arthur Neto inaugurou, nesta segunda-feira (28/12), o albergue municipal de Manaus Gecilda Albano Peçanha, localizado no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul. A unidade é gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Há pessoas que vivem em situação de rua. Já temos muitas iniciativas que se destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade e agora temos algo inédito no Amazonas e no Norte, que é um albergue, e é um piloto, porque precisa de mais até chegar a um número significativo. Temos camas, colchões, iluminação boa, ar-condicionado e quartos coletivos e individuais”, explicou o prefeito.

“É uma obra de grande alcance social e extremamente humana. Temos uma política social redonda, sempre com foco no desprivilegiado”, destacou Arthur Neto, em seu discurso durante a inauguração.

Sobre a homenageada, a assistente social da prefeitura Gecilda Albano Peçanha, que dá nome ao albergue, que faleceu aos 67 anos, no dia 14 de setembro, vítima da Covid-19, o prefeito Arthur Neto lembrou que após um dia cansativo de visitas para socorrer família afetadas por chuvas e alagamentos, no bairro Mauazinho, ela própria acabou enfrentando o mesmo problema.

 “Trabalhei com Gecilda em um período muito heroico, quando vivíamos graves problemas de chuvas e alagamentos, no começo da gestão. Um dia visitamos todas as casas do Mauazinho e quando fomos levar a Gecilda de volta, estava tudo alagado na casa dela e fomos limpar, todos juntos. E foi irônico porque ela tinha acabado de fazer isso em favor de outras pessoas”, lembrou o prefeito Arthur Neto. “Eu quero lembrar da Gecilda com muito carinho”, completou.

“Estamos fazendo uma homenagem a uma servidora, que tinha um grande sonho, de fazer uma grande campanha de mobilização contra o abuso sexual contra as crianças e nós fizemos, em 2019. E nós queremos agradecer por essa homenagem”, disse a ex-secretária da Semasc e ex-deputada, Conceição Sampaio, presente na inauguração.

O espaço tem capacidade para atender até cem pessoas, mas deverá iniciar com o atendimento de 50 pessoas em situação de rua, seguindo as recomendações sanitárias de distanciamento social, por conta da Covid-19. No albergue serão ofertados café da manhã e jantar, enquanto o almoço será servido na Cozinha Comunitária da Panair, também na zona Sul. Será oferecido ainda atendimento psicossocial, lavanderia para higienização, banho, guarda-pertences e atividades sociais.

O albergue municipal é fruto de emendas parlamentares dos vereadores Alonso Oliveira, Davi Reis e Reizo Castelo Branco e é uma pactuação referente à Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) visando o acolhimento emergencial da população em situação de rua por conta da pandemia. Com o início das atividades no novo espaço, o abrigo provisório na quadra da escola municipal Carlos Gomes, bairro Compensa, zona Oeste, será desativado.

Sobre a homenageada

Gecilda Albano Peçanha, que dá nome ao albergue, morreu aos 67 anos, no dia 14 de setembro. Assistente social, servidora da Prefeitura de Manaus desde 2009, onde atuou em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, das crianças e adolescentes, dos direitos humanos, entre outros. Entre as atividades desenvolvidas, foi diretora do Departamento de Proteção Especial, diretora do Departamento de Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *