BRASIL

ACSP credita a manutenção da Selic em 2% à alta da safra de alimentos de janeiro e à tendência da queda da inflação

São Paulo, 20 de janeiro de 2021 – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou nesta quarta-feira (20) a manutenção da taxa básica de juros em 2% ao ano.

 Segundo Marcel Domingos Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Banco Central manteve a taxa Selic em 2%, porque a inflação ainda está sob controle embora o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) tenha acumulado alta de 4,52% no último ano.

A alta dos preços deveu-se à valorização do dólar frente ao real, o que impactou na menor oferta de produtos importados e, ao mesmo tempo, no aumento das exportações da safra brasileira. “Isto elevou o preço de alguns produtos de primeira necessidade por aqui”, disse.

 Há, no entanto, uma tendência de melhora neste cenário. “A safra de janeiro costuma ser boa; portanto, deve haver mais oferta de produtos o que tende a baixar os preços”, avaliou. 

De acordo com sua análise, ainda há a expectativa do retorno gradual da economia, com a intensificação da vacinação contra a covid-19, o que deixaria os analistas mais otimista em relação ao futuro, além de trazer mais estabilidade para o câmbio, com leve tendência de queda. “É por conta disso tudo que a decisão do Copom de manter a Selic estável já era esperada pelo mercado”, finalizou.

 Sobre a ACSP – A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *