BRASIL

Certificados profissionais são alternativa para quem busca destaque no mercado de trabalho

O início de ano é o momento propício para repensar a carreira, fazer um balanço e projetar os próximos passos profissionais. Em um mercado cada vez mais competitivo e com as mudanças em grande escala proporcionadas pela pandemia do coronavírus, esse planejamento tornou-se ainda mais essencial. Diante desse cenário, ter um diploma de graduação no currículo já não é mais suficiente para conquistar uma recolocação.

Quem busca um diferencial, a resposta pode estar nas certificações profissionais. Mas o que elas são? Segundo a diretora de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA), Claúdia Stadtlober, as certificações são avaliações que aferem a habilidade do profissional em determinada área do conhecimento. Elas são bastante conhecidas na área de tecnologia, mas é cada vez maior a busca desse tipo de qualificação em outras carreiras.

“Pensando nisso, o CFA criou, há cinco anos, o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs. Ele visa distinguir profissionais regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova”, explica a conselheira.

A avaliação é feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A instituição de ensino parceira do projeto é responsável por elaborar e aplicar o teste. Considerado de altíssimo nível, o exame é composto de questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. Na ocasião, são cobrados assuntos relacionados à área na qual o profissional quer o certificado. Atualmente, o Programa certifica profissionais de Administração nas seguintes áreas: Administração e Seleção de Pessoal; Administração de Materiais/Logística; Administração Financeira; Administração Mercadológica (Marketing)/Administração de Vendas; Administração da Produção.

Para Cláudia, a certificação é um selo de qualidade conferido aos profissionais de Administração. “É uma maneira de o administrador se destacar no mercado e, principalmente, chamar a atenção para o seu currículo e mostrar que, realmente, é um profissional habilitado e qualificado para atuar naquela área. Além disso, é a chancela do seu conselho de classe para aquela área da gestão em que você tem expertise no seu trabalho. Isso mostra o seu diferencial para competitividade profissional, principalmente”, diz.

As inscrições para o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs estão abertas e podem ser feitas no site certificacao.cfa.org.br. As provas são aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país. Por conta da pandemia da Covid-19, o Programa reduziu a taxa de inscrição em 30%. A medida visa atender aqueles profissionais de Administração que estão sofrendo os impactos econômicos da crise e oportunizar a eles o acesso à qualificação profissional de alto nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *