MANAUS

Manauscult e Implurb firmam parceria para estruturar Centro de Arqueologia de Manaus

Prefeitura de Manaus deu início ao processo de estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), por meio de parceria firmada entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Instalado no prédio da antiga Câmara Municipal, na avenida Sete de Setembro, Centro da cidade, o espaço foi totalmente restaurado e agora começará a ser equipado com as mobílias.

De forma imediata, 30 armários deslizantes serão disponibilizados pelo Implurb ao CAM, que está sob a gestão da Manauscult. Além disso, o Centro poderá receber o aporte financeiro oriundo do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).

A primeira reunião sobre a parceria entre os órgãos aconteceu na tarde desta terça-feira, 23/2, com a presença do diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira; do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente; vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade; do diretor de planejamento urbano, arquiteto e urbanista, Pedro Paulo; da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM), Karla Bitar; e da coordenadora do grupo de trabalho para a abertura do CAM pela Manauscult, Vanessa Benedito.

“A instalação do CAM será uma grande conquista para a cidade de Manaus e agora contaremos com a parceria direta do Implurb, sob um olhar especial do Iphan. Esses diálogos já vinham acontecendo e agora, a partir de uma recomendação do prefeito David Almeida, uniremos esforços e daremos prioridade para que a entrega do CAM aconteça dentro dos 100 dias dessa nova gestão”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Oficialmente, o Centro de Arqueologia foi criado no dia 23 de dezembro do ano passado. Agora, o espaço precisa ser mobiliado para começar a ser estruturado. A partir dessa parceria com o Implurb serão equipados, neste primeiro momento, dois laboratórios e duas reservas técnicas do CAM. Após isso, o espaço passará por uma vistoria do Iphan.

“O CAM é um patrimônio indispensável, importantíssimo para a cidade de Manaus e o Implurb entende que tem que dar sua contribuição. Nós, como gestores públicos, temos que ter o entendimento de que nossa função é propiciar para a cidade de Manaus as melhores condições para todos os cidadãos. O CAM, após sua inauguração, será motivo de orgulho. Por isso, estamos desenvolvendo esforços para viabilizar e inaugurar o Centro de Arqueologia”, ressaltou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, afirmando que há uma série de outros projetos que vão contemplar o Centro Histórico de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *