BRASILDESTAQUE

Ministro Pazuello visita unidades de saúde no Paraná e em Santa Catarina

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, irá acompanhar de perto a situação da pandemia da Covid-19 no Paraná e em Santa Catarina. Nesta quinta-feira (04/03), uma comitiva do Ministério da Saúde viaja para Cascavel (PR) e, na sexta-feira (05/03), para Chapecó (SC), para fazer visitas em unidades de saúde com o objetivo de alinhar ações de apoio para enfrentamento da doença. 

Em Cascavel (PR), Pazuello irá visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília e o Ambulatório Médico de Especialidades do município, juntamente com o secretário de Atenção Primária da pasta (SAPS), Raphael Parente, e o secretário de Atenção Especializada (SAES), Luiz Otávio Franco Duarte, além de parlamentares e gestores locais. O ministro também vai acompanhar o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município. 

A visita em Chapecó (SC), na sexta, inclui visitas em uma UPA e no Centro Cultural de Eventos da cidade – local onde estão sendo instalados leitos de enfermaria e de UTI para atender pacientes com coronavírus. O ministro também irá se reunir com gestores locais do município para reforçar a assistência do Governo Federal no combate à pandemia. 

APOIO 

Desde o final de fevereiro, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) atua em municípios de Santa Catarina para auxiliar no acesso da população aos serviços de saúde. Foram enviados 12 profissionais para fortalecer os atendimentos em Chapecó. Outros 7 profissionais da Força Nacional do SUS estão atuando em Xanxerê (SC) – equipes da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) da pasta também estão na cidade para fazer visitas técnicas em unidades de saúde. 

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou 185 ventiladores pulmonares para o Santa Catarina, Xanxerê e Chapecó – a pasta alinhou com o estado para enviar os equipamentos direto para os municípios. Mais equipamentos devem chegar às localidades nos próximos dias. 

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde já destinou, para Santa Catarina, mais de 10,3 milhões de EPIs e 429 ventiladores pulmonares (transporte e UTI). Para o Paraná, a pasta enviou mais de 16,2 milhões de EPIs e 1.014 mil ventiladores. 

A pasta também está investindo na habilitação de leitos de UTI Adulto para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19. Em Santa Catarina, há 4.519 leitos habilitados – 244 em Chapecó. No Paraná, são 6.253 – 220 em Cascavel. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *