DESTAQUEMANAUS

David Almeida participa de assembleia que institui o consórcio para aquisição de vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou na tarde desta segunda-feira, 22/3, da assembleia geral, realizada virtualmente, que institui a criação do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para a aquisição de pelo menos 20 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus e insumos para combater a pandemia.

A reunião, coordenada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e serviu para dar início à nova etapa da organização, que já aprovou o estatuto do consórcio, garantindo a legitimidade das ações. 

Indicado para ser o representante das cidades da região Norte no Conectar, David Almeida salientou a importância da união entre os governantes, para que o país consiga sair da pandemia.

Ao ser questionado sobre as soluções encontradas por Manaus, para diminuir o número de novos casos de infectados pela Covid-19, o prefeito frisou a importância da implementação da Campanha de Vacinação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e os decretos que auxiliaram a população a respeitar o distanciamento social.

“Tenho acompanhado o que está acontecendo no Brasil.  Peço que vocês (prefeitos) não flexibilizem o distanciamento social, para que não passem o que Manaus passou. Tivemos um grande problema, pela desobediência dos decretos de distanciamento. Porém, vivemos hoje uma nova realidade. O segredo de Manaus foi o distanciamento e a vacina. Não há outro segredo. Se não for feito isso, o povo do Brasil vai sofrer muito”, aconselhou Almeida.

O prefeito revelou que Manaus já está prestes a concluir a vacinação dos profissionais de saúde e avançou no processo de imunização dos idosos com 60 anos ou mais.

Coordenada pelo presidente da FNP, o ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizete, a assembleia também contou com a participação do ex-ministro e ex-presidente do STF, Ayres Britto; da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), no Brasil, Socorro Gross Galiano; e de representantes de mais de 1.700 cidades brasileiras, que solicitaram a entrada no consórcio.

Elogio

Convidado especial da reunião, o ministro do STF, Gilmar Mendes, elogiou a atitude tomada pelos membros da FNP que, em menos de um mês, conseguiram respeitar todos os prazos e criar o consórcio, que hoje conta com 1.731 cidades brasileiras.

“Venho dar uma palavra de simpatia, devido a atitude que vocês estão tomando para vencer essa pandemia, que vem destruindo o nosso país. Infelizmente, não faltam apenas vacinas, mas também oxigênio e insumos. De fato, a situação toma essa dramaticidade muito maior do que imaginávamos. Sei que não é fácil reunir quase 2 mil municípios para tomar essa iniciativa, que é importante para mostrar a vitalidade da nossa federação. Que essa institucionalidade se fortaleça”, disse Mendes.

Representante da Opas no Brasil, Socorro Gross informou que os órgãos internacionais estão dispostos a ajudar o consórcio em todos os processos de negociação para a aquisição das doses, tão importantes, para tirar o país da crise criada pelo novo coronavírus.

“Como organizações, temos uma longa tradição de trabalho em nível municipal. Consideramos que a saúde e o bem-estar sejam tratados onde a pessoa mora. Por isso parabenizamos a iniciativa. Esse consórcio desperta um interesse para nós, porque acontece no meio de uma pandemia, e a união dos prefeitos é importante para que possamos vencer esse momento, é muito importante. Nossa organização está com vocês nessa tão difícil situação”, concluiu.

Novo encontro

Os membros do Conectar voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, 29, para realizar a eleição da diretoria e do conselho fiscal da organização. Além disso, o presidente do FNP, Jonas Donizete, deve informar as duas datas sugeridas pelo laboratório União Química, empresa que fabricará a vacina Sputnik V no Brasil, para que uma comitiva formada por membros do consórcio visite as instalações da fábrica, localizada em São Paulo (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *