MANAUS

Prefeitura de Manaus realiza ‘Colóquio de fortalecimento’ para equipe multiprofissional das creches municipais

A equipe multiprofissional das creches da Prefeitura de Manaus, formada por técnicas de enfermagem, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, da Secretaria Municipal de Manaus (Semed), participou nesta terça-feira, 30/3, do “Colóquio de fortalecimento do cuidar e educar: cuidando de quem cuida”, pelo Google Meet. No total, são 16 profissionais distribuídos em 18 creches próprias da rede municipal.

Organizado pela Gerência de Creches da Semed, o objetivo do encontro foi oferecer um momento de acolhimento e apoio emocional para as profissionais que cuidam das crianças e famílias das creches e neste momento de pandemia estão dando suporte socioemocional aos colegas servidores da própria unidade.

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, afirmou que o diálogo foi focado em estratégias clínicas em torno do sentimento e expectativas dos profissionais sobre o retorno das atividades. O encontro e demais atividades de fortalecimento da educação em Manaus, segue orientação do prefeito David Almeida que visa melhorar o setor já neste primeiro ano de mandato.

“Foi pensado para dar suporte emocional, dar acolhimento aos profissionais que, de certa forma, exercem também essas funções nas creches municipais. Elas são o apoio no cuidar e educar das crianças, porque são profissionais da área da Saúde, Assistência Social e Psicologia. A gente precisa oferecer um suporte, tanto socioemocional quanto profissional, por isso, a importância da palestrante para dar esse apoio”, comentou.  

Com o tema “Acolhimento e estratégias de retorno à creche. Saúde mental em meio à pandemia”, a doutora Katherine Benevides, psicóloga clínica/psicoterapeuta na maternidade Azilda da Silva Marreiro, foi a palestrante do encontro.

“Acho que nesse momento é um trabalho extremamente importante, porque o que estamos vivendo ocasiona muito medo. Tentei falar mais sobre o que é importante para esses profissionais das creches, que estão trabalhando com suas famílias, porque se eles estão bem consigo, conseguem passar uma certa segurança, controle e equilíbrio aos pais e às crianças também”, contou.

Na creche municipal Dalvina do Nascimento Martins, bairro Cidade Nova, zona Norte, a enfermeira Hillen Antunes, 38 anos, desde 2017 trabalha com assuntos relacionados à saúde e prevenção de doenças e acidentes comuns na infância, disse que ficou satisfeita com o encontro, nesse momento tão difícil da pandemia da Covid-19.

“O momento foi muito proveitoso, pois nos permitiu trocar experiências com a intenção de nos auxiliar e auxiliar nossa equipe nos locais de trabalho. Esses momentos nos permitem compartilhar nossa própria realidade, nesses tempos de isolamento, em que estamos passando com a falta do afeto diário, abraços e com a emoção muito atingida pelas perdas de familiares e pessoas bem próximas”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *