MANAUS

Prefeitura chega à fase final de recuperação de área afetada por erosão no Santa Etelvina

As obras de recuperação de uma área afetada por erosão na rua Governador Amazonino Mendes, bairro Santa Etelvina, na zona Norte, realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entram em sua fase final, com 95% de execução.

Desde o ano passado, os moradores da rua sofrem à espera de solução para o problema de erosão em trecho da via, que compromete a segurança de diversas residências e da população com o desmoronamento de parte da calçada. Após a visita do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, a obra foi iniciada imediatamente com a recuperação do barranco e a implantação de uma rede de drenagem moderna.

De acordo com o prefeito David Almeida, essa erosão não é recente e foi intensificada pelas chuvas. Os serviços estão sendo realizados desde janeiro deste ano. “Nós não podemos ter problemas dessa natureza nos bairros de Manaus sem nenhum tipo de solução, deixando a segurança dos moradores comprometida. Eu já determinei celeridade na execução dessa obra e de todas as demais semelhantes por toda a cidade. Equacionamos muitos problemas nesses primeiros 100 dias e vamos avançar ainda mais, seja com o pacote de Obras de Inverno, as emergenciais ou as preventivas”, garantiu o prefeito.

Equipes trabalham no local desde janeiro, executando os serviços de recomposição do aterro de todo o talude de, aproximadamente, 20 metros de altura, para dar estabilidade à estrutura do aterrado, além de uma nova rede de drenagem profunda de quase 200 metros de extensão, com o uso de caçambas, retroescavadeira e tratores. Segundo o vice-prefeito Marcos Rotta, cerca de 95% da obra está concluída, porém a conclusão da obra depende do clima.

“Estamos trabalhando nessa obra desde janeiro, agora, chegamos à fase de conclusão. Herdamos esse problema, mas estamos respondendo à população com segurança e agilidade. Nesse período de chuvas esses problemas se multiplicam pela capital, porém, por determinação do prefeito David Almeida, todas essas pendências deixadas pela gestão anterior serão resolvidas com segurança e celeridade”, explicou Rotta.

Comunidade

Para Maria Lima, moradora da rua Governador Amazonino Mendes, via principal do bairro, o espaço onde houve o deslizamento era utilizado como área de lazer da comunidade, assim como para o pequeno comércio, mas teve as atividades interrompidas, após a erosão que se formou no local, devido ao excesso de chuvas.

“As crianças brincavam aí e alguns moradores vendiam churrascos, entre outras coisas. Foi um susto para todos nós quando desabou. Nós ligamos para os órgãos responsáveis, daí o prefeito veio aqui com alguns secretários e desde então as equipes estão trabalhando. Nossa expectativa é de que, com a obra, o espaço fique ainda melhor para a nossa comunidade “, disse a moradora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *