MANAUS

Sala de arquivos históricos do CAM é estruturada

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), garantiu armários deslizantes, item obrigatório, exigido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM), para a conservação de bens arqueológicos do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM).

Instalado no prédio da antiga Câmara Municipal de Manaus (CMM), na avenida 7 de Setembro, Centro, o espaço foi totalmente restaurado e agora começará a ser equipado com as mobílias exigidas pelo Iphan-AM, para que, após vistoria, receba autorização para sua inauguração oficial.

Considerando as recomendações de proteção e gestão do patrimônio arqueológico da cidade de Manaus, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, por meio de uma parceria com o Implurb, solicitou a transferência de 30 armários deslizantes, como doação ao CAM.

“A inauguração oficial do CAM será uma grande conquista para a cidade de Manaus, sobretudo, aos que amam e preservam nossa história. Essa parceria com o Implurb trouxe uma economia de mais de 50% para o orçamento previsto para a mobília total do prédio, que só poderá receber as coleções arqueológicas, após vistoria técnica e autorização de funcionamento concedida pelo Iphan-AM”, explicou Alonso.

Oficialmente, o Centro de Arqueologia foi entregue no dia 23/12 do ano passado. “A dotação deste espaço com mobílias específicas para o condicionamento e estocagem desses bens, fonte primária de dados para o estudo e para a investigação científica, é imprescindível”, destaca Vanessa Benedito, arqueóloga responsável pelo CAM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *