AMAZONASDESTAQUEMEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manacapuru prepara decreto de emergência por conta cheia e vai pedir ajuda do governo estadual

Héliton Nogueira

Em decorrência do transbordamento do Rio Solimões e Rio Miriti que acometeu os moradores de nove bairros da cidade de Manacapuru, a Prefeitura local deve declara “situação anormal”, caracterizada como situação emergencial. A informação é do Coordenador da Defesa Civil do município, Daniel Gomes de Aguiar, que pediu socorro ao governo do Estado e ao governo Federal para atender aos agricultores e os moradores da zona urbana de Manacapuru com ajuda humanitária. 

Segundo Daniel, as ações da Defesa Civil de Manacapuru já estão na segunda fase com a construção de pontes e passarelas para a locomoção de pessoas nas ruas e bairros atingidos pela subida das águas dos rios. “A enchente já atingiu as marcas de transbordamento, o que significa que os níveis das águas já chegaram a nove bairros da cidade atingiram os moradores que vivem as margens dos rios e igarapés”, garantiu.

“A Prefeitura já construiu mais de 4 mil metros de pontes e passarelas e ainda estamos ampliando esse quantitativo para viabilizar a locomoção das pessoas. Recebermos apoio da Policia Civil de Manacapuru que doou madeiras que essas construções, mas está insuficiente em atender toda demanda. Por isso, estamos e tratativas com a Defesa Civil do Estado porque as condições de atuação já Prefeitura já estão se esgotando. Pedimos socorro ao governo do Estado e ao governo Federal através do decreto de situação emergência”, disse o coordenador.

De acordo com Olivia Farias da Silva, observadora da CPRM no município, as cotas de hoje do rio Solimões foram de 19 metros e 40 centímetros (22/04) ultrapassaram em dois metros e 10 centímetros, a medida feita no mesmo dia no ano passado que foi de 17m e 30 cm. Com relação ao ano de 2015, que foi o maior registro da enchente em Manacapuru, a medidora prevê que a cheia deste ano deve ultrapassar essa marca.

“Eu faço duas leituras da cota do rio Solimões por dia e essas medidas tem aumentado bastante. Em relação ao ano passado as águas já subiram 2m10cm e parou de subir dia 07/07/2020, esse ano a previsão é ultrapassar 2015.  Se o rio continuar subindo como vem ocorrendo nestas últimas semanas, com certeza, teremos uma cheia maior que a de 2015, previu a observadora.

Veja na reportagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *