AMAZONAS

Governo do Amazonas participa de feira promovida pelo Instituto Autismo no Amazonas

Em alusão ao mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participará de feira sobre o autismo em parceria com o Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), nos próximos dias 29 e 30 de abril na sede do instituto, na rua Passes, 106, conjunto Jardim Meridional, no bairro Parque 10 de novembro.

A feira faz parte da programação da campanha de conscientização, que contará com profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Pedagogia, que realizarão lives de 26 a 30 de abril, sobre a importância de debater o assunto. As abordagens serão transmitidas pelas redes sociais do IAAM (@institutoautismonoamazonas – Instagram e Facebook).

Além disso, nos dias 29 e 30 de abril, das 8h às 16h30, a Sejusc, por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), irá oferecer os serviços de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e orientação jurídica para esse público. A feira contará com a exposição de pinturas, vendas de materiais pedagógicos adaptados e serviços para pessoas com autismo.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, enfatizou a importância da parceria do governador do Estado, Wilson Lima, com o instituto em prol da comunidade.

“A campanha do conhecimento do autismo é necessária na sociedade, essa conscientização precisa ser enfatizada, por isso eventos como este são importantes, pois trazem cultura, dão acessibilidade e condições para os autistas e seus familiares. É uma demonstração de cidadania e de responsabilidade do governo”, disse a gestora.

A diretora técnica do IAAM, Miriam Rodrigues, reforçou os serviços de apoio oferecidos pela pasta. “Colaborando conosco, a Sejusc está abrilhantando nosso evento, porque as pessoas precisam muito desses serviços, principalmente o nosso público interno. Então, é necessário chamar a atenção da sociedade, sendo de grande importância a divulgação, a conscientização da população sobre o autismo, sobre o que é, como identificar, conhecer mais sobre”, afirmou.

Trabalhos – Os serviços em prol do público autista ocorrem durante o ano todo na Sejusc, por meio de atendimentos no Núcleo da Pessoa com Deficiência, na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul.

No local, as pessoas podem dar entrada no Passe Legal, documento que facilita a identificação de Pessoas com Deficiência (PcDs) e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.

Além disso, também podem solicitar a Carteira PcD que concede atendimento prioritário a diversos serviços públicos. E também solicitar a participação nos projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes PcDs no “Sejusc Abraça” e “Sejusc Terapia”, ambos estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *