ARTIGO

Prevenção de doenças inicia com a higienização das mãos

O Dia Mundial da Higienização das Mãos (05/05) reforça a importância do ato de lavar as mãos na prevenção de doenças, pois as mãos são responsáveis por grande parte da transmissão de infecções de uma pessoa para outra.

Uma atitude que ganhou grande destaque nos dois últimos anos por conta da Covid-19 – a higienização das mãos – é uma ação simples e básica que deveria estar presente ao longo do seu dia a dia. Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.

O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microorganismos causadores de doenças.

“Ao utilizar esses locais ou objetos é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, e resultando na contaminação do organismo”, comenta a enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim, Edilaine Fialek.

A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete ou com solução alcoólica a 70%. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses, e principalmente da Covid-19.

Quais os passos para lavar as mãos corretamente?

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os passos abaixo:

1.   Passe sabonete e água limpa nas mãos;

2.   Esfregue a palma de cada mão;

3.   Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4.   Esfregue entre os dedos de cada mão;

5.   Esfregue o polegar de cada mão;

6.   Lave o dorso de cada mão;

7.   Lave os punhos de ambas as mãos;

8.   Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.

Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Caso você esteja em um local sem acesso a água, faça o uso de álcool em gel ou gel antisséptico.

Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, os microorganismos podem ficar presos nestes locais. “Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.

Prevenção parte também dos pacientes

Com alguns cuidados podemos ajudar na prevenção dessas infecções, para começar é sempre necessário que o profissional de saúde higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente ou tocar em equipamentos e depois do contato com eles. Você que é profissional da saúde e atua em hospitais, clínicas e outros ambientes faça da higienização das mãos um hábito rotineiro.

“Se você é paciente, participe do seu cuidado. Se o profissional não higienizar as mãos, peça para fazê-lo. Mas esse hábito não deve ser exclusivo dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem higienizar as mãos para evitar uma série de doenças. Além disso, higienizar as mãos correta e regularmente vai ajudar na manutenção da saúde porque evita a propagação e contaminação por germes que estão em toda parte”, completa a enfermeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *