MANAUS

Cooperação entre Prefeitura de Manaus e UEA facilita realização de exames odontológicos por imagem

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na rede de atenção primária da Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que têm necessidade de exames complementares nas áreas de atuação do Centro de Radiologia e Imaginologia Odontológica, voltaram a ser beneficiados pelos serviços que estavam com as atividades reduzidas por conta da pandemia da Covid-19. Os trabalhos são fruto de uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O Centro de Radiologia e Imaginologia Odontológica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas, na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul, com atendimento aos usuários da rede pública de saúde. Os serviços tecnológicos auxiliam no diagnóstico de problemas relacionados ao complexo buco-maxilo-facial.

A parceria, assinala a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, permite que o usuário do SUS realize exames de radiologia odontológica, indispensáveis como diagnóstico complementar das patologias bucais e dos ossos da face.

“São exames de qualidade que possibilitam ao usuário da rede de atenção básica o acesso a um tratamento mais especializado. Essa parceria é muito importante, porque as pessoas podem ter os serviços na rede pública, com exames que na rede particular tem um custo muito elevado”, frisou. 

Serviços

Os serviços ofertados no Centro são realizados por uma equipe formada por um cirurgião-dentista, especialista em radiologia odontológica, e dois técnicos de radiologia. Radiografia periapical, radiografia periapical interproximal (Bite-Wing), radiografia oclusal, radiografia panorâmica, radiografia de seios da face, radiografia de articulação temporomandibular bilateral, tomografia computadorizada de face/seios da face/ articulação temporomandibular são os exames realizados.

Para ter acesso aos exames, os usuários da Atenção Primária em Saúde (APS) precisam ser encaminhados pelos cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos profissionais da área de odontologia da Atenção Especializada, que trabalham nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Andrea Gomes, esses profissionais irão avaliar a necessidade de realizar um exame complementar para fazer o diagnóstico do paciente e vão, por meio da requisição padrão, encaminhar o usuário para o Centro de Radiologia e Imaginologia Odontológica.

“O usuário realiza o agendamento do exame por telefone e deve comparecer no dia e horário marcados, levando a requisição da UBS ou do CEO”, assinala a gerente. 

O Centro de Radiologia e Imaginologia Odontológica foi criado por meio do termo de convênio de cooperação técnica 004/2019, celebrado no dia 13 de dezembro de 2019, entre a Semsa e UEA, para cooperação técnico-científica sob o regime de mútua conjugação de esforços dos partícipes, para a realização de ações conjuntas em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A cooperação tem como proposta auxiliar no atendimento dos pacientes da Semsa, que necessitem dos procedimentos na área de radiologia e imaginologia odontológica, possibilitando a implementação do serviço de apoio e diagnóstico necessário à atenção odontológica básica e especializada. Atualmente, devido à pandemia, estão sendo atendidos em média dez usuários por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *