AMAZONAS

Diretor-presidente do IMMU apresenta planejamento de mobilidade urbana à Comissão da Câmara Municipal

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, participou nesta sexta-feira, 14/5 de uma reunião da Comissão de Transportes, Mobilidade Urbana e Acessibilidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para apresentar o planejamento da Prefeitura de Manaus nos próximos anos, para a mobilidade na capital.

Paulo Henrique explicou que Manaus foi uma das poucas cidades do país, que manteve o sistema de transporte funcionando plenamente durante a pandemia da Covid-19. “Enquanto outras cidades tiveram dificuldades em manter o sistema de transporte operando, Manaus conseguiu manter 97% das viagens programadas no transporte público”, afirmou.

Na abordagem sobre trânsito, o diretor-presidente citou soluções a serem adotadas como eliminação de estacionamentos, adoção de mão única, implantação de semáforos inteligentes. Outras medidas são obras de infraestrutura como alargamento de vias, novas ruas e obras de desníveis, incluindo viadutos, trincheiras e túneis.

Uma novidade apresentada na reunião foi o planejamento de se criar o corredor “Eixo Norte-Sul”, idealizado pelo prefeito David Almeida, em que diversas intervenções irão ligar a avenida Max Teixeira, na zona Norte, à avenida Brasil, na zona Oeste da capital.

Em relação ao transporte coletivo, uma das propostas da prefeitura é a reformulação das linhas de ônibus, melhoria dos corredores exclusivos, modernização dos pontos de paradas e dos próprios ônibus, assim como novo conceito tarifário.

Após a apresentação, os parlamentares da CMM se manifestaram sobre trânsito e transporte na cidade e fizeram questionamentos ao diretor-presidente do IMMU.

O vereador Diego Afonso (PSL) elogiou a apresentação do diretor-presidente do IMMU e questionou sobre o planejamento do instituto quanto à cheia do rio Negro.

Paulo Henrique citou as recentes intervenções em ruas do centro comercial por causa da cheia do rio e ponderou sobre a necessidade de intervenções a longo prazo, para conter futuras enchentes.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Transporte da CMM, vereador Rosinaldo Bual (PMN), avaliou que foi positiva a apresentação de um plano de mobilidade a ser implantado na capital.

“Todos queremos que a cidade melhore em relação à sua trafegabilidade e eu acredito que os vereadores que participaram deste encontro, sanaram todas suas dúvidas”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *