AMAZONAS

Governo do Amazonas amplia assistência com consultas em ortopedia na Policlínica Codajás

O Governo do Estado está ampliando a assistência em ortopedia, como parte das ações do Programa Saúde Amazonas, por meio da oferta de consultas ambulatoriais na Policlínica Codajás, localizada na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A unidade iniciou os atendimentos no início deste mês para usuários regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Com capacidade para atender em média 120 pacientes por dia, o serviço na policlínica, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é executado no Setor de Ortopedia da Especializada 8, com seis médicos ortopedistas disponíveis das 7h às 17h na unidade de saúde.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, explica que os pacientes a serem atendidos no serviço de ortopedia devem passar por consulta clínica em qualquer unidade de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prontos-socorros, para em seguida receberem o encaminhamento pelo Sisreg.

“Esses pacientes são encaminhados via Sistema de Regulação, então geralmente eles são atendidos, primeiramente, por um médico quando é um caso mais grave, e esses médicos já encaminham para tratamento ambulatorial na nossa unidade. É fundamental esse serviço, simplesmente porque nós conseguimos alcançar o maior número de pessoas viabilizando o tratamento, para esses pacientes, da forma mais correta possível”, afirmou.

O médico ortopedista Amarildo Brito destaca que as principais queixas apresentadas pelos pacientes envolvem patologias tanto cirúrgicas quanto não cirúrgicas. Ele cita casos de inflamações no corpo como tendinite e bursite, além da lombalgia, conhecida como dores na região lombar inferior. Segundo o especialista, cada atendimento requer um acompanhamento específico.

“Quando a gente atende pela primeira vez, ouvimos as queixas do paciente e solicitamos exames complementares, como radiografia, exames, ultrassom, ressonância, dependendo do caso. Depois eles retornam com a gente e, após o resultado do exame, vemos qual tipo de tratamento será aplicado. Agora os pacientes têm à disposição um grande serviço no PAM, que vai resultar em todos os pacientes serem atendidos. Isso é muito importante para o estado do Amazonas”, destaca o especialista.

O mecânico Ivan Donizete, 44, sofreu acidente de trabalho e precisou passar por procedimento cirúrgico em uma das mãos e também na perna esquerda. Após receber alta do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Ivan foi orientado a procurar a policlínica para o pós-operatório. Ele elogiou o serviço introduzido no local.

“Todos que passam por um procedimento como esse há uma preocupação de onde ir e que forma procurar. Eu tive a felicidade de procurar aqui a policlínica e fui muito bem atendido. Eu indico, se caso alguém tiver com alguma dúvida, para que procure a policlínica, que aqui você tem atendimento de qualidade também. Agora o foco é a recuperação porque sei que o procedimento é lento”, disse Donizete.

Informações – Para dúvidas e informações, pacientes podem entrar em contato pelos números (92) 98411-2774 e 3612-4200, ou pelo e-mail dirpam@policlinicacodajas.am.gov.br. As ações da Policlínica também podem ser acompanhadas pelo perfil da unidade de saúde no Instagram: @policlinicacodajasam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *