AMAZONAS

SES-AM trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de acompanhamento da execução orçamentária

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com apoio da Unidade de Gestão Integrada (UGI) da Casa Civil, está desenvolvendo um novo sistema de acompanhamento da execução orçamentária. O objetivo é dar suporte aos gestores no acompanhamento do planejamento orçamentário e financeiro da secretaria.

A apresentação do projeto ocorreu nesta terça-feira (22/06), no auditório da SES-AM com a presença dos gestores da pasta, da equipe de controle interno e da equipe de administração e modernização da secretaria. 

O sistema é um facilitador de gestão que abrange uma ampla base de dados, o qual permite acompanhar, em tempo real, os contratos e a aplicação dos recursos, avaliando investimentos, pagamentos entre outros fatores que podem influenciar na prestação dos serviços. Além disso, o programa é um instrumento de transparência, no qual os órgãos de controle podem fiscalizar as informações atualizadas. 

De acordo com o secretário de saúde em exercício, Silvio Romano, o sistema já vinha sendo desenvolvido para o Fundo Estadual de Saúde (FES) mas, ao analisar o trabalho realizado, foi possível verificar seu emprego em outras áreas da secretaria.  Segundo ele, o novo sistema é um instrumento de planejamento que vai ajudar a gestão a avançar.  

“É um sistema que melhora não somente a questão do planejamento orçamentário e financeiro, mas também discussões muito mais amplas com relação à elaboração de metas para as unidades de saúde, acompanhamento de processos, custos das unidades. Essa reunião de hoje tem o cunho de apresentar o programa para que, dessa forma, cada um possa olhá-lo e apurar como pode tirar o melhor proveito do sistema a partir das suas necessidades”, ressaltou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *