AMAZONAS

FVS-RCP capacita nova turma de vacinadores sobre manuseio de vacinas contra Covid-19 no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue, nesta terça-feira (13/07), com a programação de treinamentos virtuais para capacitar vacinadores no Estado sobre o manuseio correto de vacinas contra a Covid-19, especificando as características técnicas previstas pelos diferentes imunizantes disponíveis no país.  O treinamento está na terceira edição e já capacitou equipes de saúde de 25 municípios do Amazonas.

A atualização contempla a revisão do uso da CoronaVac/Sinovac, AstraZeneca/Oxford, Comirnaty/Pfizer-BioNtech e da Janssen/Johnson & Johnson, na operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 nos municípios do Amazonas, que é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde. As orientações fazem parte do protocolo de indicações do Ministério da Saúde (MS) e do Programa Nacional de Imuniza (PNI).

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, aponta que este nivelamento visa certificar que todos os vacinadores do Amazonas tenham conhecimento técnico das particularidades dos laboratórios que produzem as vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo MS. “O Amazonas recebe novas remessas de diferentes laboratórios de forma periódica e todos os municípios devem estar atualizados acerca das especificidades das vacinas”, aponta Cristiano.

Este módulo fornece informações e especificidades sobre a conservação, manuseio e administração da vacina, incluindo a vigilância para eventos supostamente atribuíveis à vacinação. “Estamos repassando todas as orientações para que as equipes de vacinadores em todo o Estado estejam prontas para aplicar qualquer um dos imunizantes disponíveis no país atualmente”, detalhou a enfermeira Josy Dias, do PNI/FVS-RCP.

Capacitados – Essa é a terceira turma do treinamento que já capacitou equipes de vacinadores do Alto Solimões (Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins), Baixo Amazonas (Maués e Parintins), Entorno de Manaus e Rio Negro (Autazes, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira), Rio Juruá (Eirunepé e Envira), Médio Amazonas (Itacoatiara, Itapiranga, Silves e Urucurituba), Rio Purus (Lábrea), Rio Madeira (Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã), Rio Negro e Solimões (Caapiranga) e Triângulo (Alvarães e Tefé).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *