ARTIGO

10 dicas para controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade no dia a dia 

Tanto para quem sofre com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para pessoas ligeiramente ansiosasé imperativo adotar mecanismos para controlar a ansiedade. Afinal, quem gosta de sentir todas as sensações negativas que a acompanham?

A chave para que as dicas funcionem de verdade é a repetição. Tentar uma vez não é o suficiente e não vai fazer a ansiedade desaparecer milagrosamente. Você precisa desenvolver hábitos positivos através da reeducação do cérebro. 

Pode soar complicado, mas está longe disso! As nossas dicas podem ser rápida e facilmente incorporadas no seu cotidiano. Confira-as abaixo. 

Treine a respiração profunda

Respirar profundamente é um conselho antigo. Quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos (e devemos) relaxar. O efeito é quase imediato.

No entanto, pode ser difícil combater a respiração ofegante em situações estressantes ou de raiva exacerbada mesmo respirando fundo. Isso acontece porque a respiração profunda também é treino. Ela se torna mais eficiente com o tempo de prática. Somente dois minutos diários de treinamento são necessários para o seu corpo aprender a se acalmar imediatamente. 

Faça técnicas de relaxamento

Após um expediente cheio, procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho, nos problemas, nas pendências. Concentre-se apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar o relaxamento. Repetindo essa curta sessão de relaxamento diariamente, você logo sentirá menos ansiedade. 

Pode parecer uma prática estranha à primeira vista, especialmente se você está acostumado a chegar em casa e ir direto para frente da TV. Porém, momentos de silêncio como este são importantes para a nossa saúde mental

Pratique atividades físicas

É mais do que confirmado que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia. 

Se você não tem o hábito, tudo bem. Procure uma atividade a qual acredita que irá gostar e persista pelos primeiros dias. 

Alimente pensamentos bons

Você já percebeu que quando nos lembramos de algo embaraçoso ficamos com vergonha novamente? Ou quando imaginamos uma situação positiva o nosso entusiasmo cresce de súbito? Os nossos pensamentos exercem grande influência em nossos sentimentos e ações. Por isso, muitos transtornos mentais compartilham o sintoma de pensamentos ruins ou desastrosos. 

Acontece que podemos modificar nossos pensamentos quando quisermos. Basta começarmos a prestar mais atenção neles. Quando você sentir a necessidade de criar um cenário catastrófico referente a uma situação complicada, visualize exatamente o oposto. 

Logo após o despertar, pense em coisas prazerosas, revisite lembranças felizes ou liste as suas qualidades. Brinque de ver o futuro e imagine surpresas boas ao longo do seu dia. Dessa forma, você aprende a expulsar os pensamentos de má qualidade que não ajudam em nada.

Organize o seu dia 

Outra forma de controlar a ansiedade é planejar o dia com antecedência. Organize os seus afazeres domésticos e compromissos de forma que seja de fácil entendimento. Pode ser em uma agenda, em uma lista, em um aplicativo do celular ou em um mural. Assim, você reduz a imprevisibilidade e acumula autoconfiança para seguir com o dia. 

Mas, fica um alerta: não se irrite ou se desespere com imprevistos. Eles são completamente normais. Nem sempre nossos planos são seguidos à risca. 

Tenha um hobbie

Ocupe a sua mente com uma atividade divertida. Se você desconhece a sua paixão, esta dica é ainda melhor, pois você pode se aventurar em diversos hobbies até encontrá-la! A lista de possibilidades é infinita: instrumento musical, idioma, leitura, esporte, ou uma habilidade, como cozinhar ou desenhar. 

Faça meditação

Apesar da respiração profunda ter efeitos semelhantes ao da meditaçãoa prática é igualmente importante para acalmar a mente e o corpo. As primeiras tentativas são complicadas. Muitos ainda não estão acostumados a silenciar a mente.  

Ao dedicar apenas cinco minutos para meditar, contudo, você logo aprende a concentrar-se somente nos sons, em seu corpo e na respiração. 

Além de ter o poder de trazer mais tranquilidade para a nossa vida, a meditação ajuda a melhorar a inteligência emocional. Com a mente calma, conseguimos enxergar as situações com mais clareza e não nos deixamos abalar por confrontos ou pré-julgamentos.  

Seja mais sociável 

Para ser mais sociável você não precisa ir para a balada todas as noites. Agendar mais almoços, cafés ou happy hours com pessoas queridas é o suficiente para satisfazer a necessidade de socialização. Estar com quem amamos imediatamente nos deixa felizes e de bom humor. 

Com a correria do dia a dia, é fácil sucumbir ao desejo de descansar em casa ou desmarcar programas com amigos. Lute contra ele! 

Mude a perspectiva

Uma das características marcantes da ansiedade é o pessimismo. Quando ansiosas, as pessoas logo focam apenas no lado negativo. Para combater esse sintoma, busque o que há de melhor em cada situação e cultive o otimismo. Se a forma como você vê a vida está cheia de dificuldades, perrengues e estresse, transforme-a! 

Você também pode utilizar essa técnica durante uma crise de ansiedade, modificando o foco de sua apreensão para algo mais agradável. 

Durma bem

A qualidade do nosso sono reflete em nosso humor e disposição. Dormir bem é importante para a saúde como um todo, por isso, crie um ritual noturno para afastar o desgaste emocional e físico. Você pode tomar um chá, fazer uma leitura leve ou ouvir um áudio relaxante. 

Procure se afastar de eletrônicos antes de adormecer. A televisão e o celular são estímulos desnecessários na hora de dormir. Outra dica é não pensar no dia seguinte. Deixe para lidar com as pendências da semana no momento correto, ou seja, após o nascer do sol.

Como tratar a ansiedade?

Cada pessoa desenvolve afinidade com uma ou outra estratégia para controlar a ansiedade. Aplicando essas técnicas no dia a dia, é possível minimizá-la e, de bônus, cuidar da sua saúde mental como um todo. 

Porém, se os sintomas da ansiedade persistirem ou desencadearem outros mais intensos, recomenda-se procurar um psicólogo para estar certo de um diagnóstico. 

A terapia é muito importante para pessoas ansiosas. Além de oferecer caminhos para administrar o transtorno de ansiedade generalizada no dia a dia, investiga os possíveis fatores por trás de seu surgimento. 
Ao longo das sessões, o paciente ganha confiança e autonomia para controlar a ansiedade, modificar comportamentos nocivos e enfrentar situações, memórias e sentimentos dolorosos que podem estar afetando o presente. A terapia também serve como prevenção de transtornos mentais e ponte para o autoconhecimento, não apenas solucionar problemas existentes.

A terapia pode ser a sua grande aliada para controlar a ansiedade. Se estiver em busca de um psicólogo, conte com a Vittude! Encontre agora mesmo um profissional especializado para começar as suas sessões de terapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *