DESTAQUEMANAUS

Ações de mobilidade e inclusão social marcam os seis meses de mandato do vereador Jander Lobato

Nesses 180 dias de atuação parlamentar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Jander Lobato (PTB) cumpriu suas atividades internas e externas com foco na mobilidade e inclusão social das famílias da capital amazonense. As socilitações referentes à execução de serviços de pavimentação asfáltica, tapa-buracos e mutirões de limpeza, em bairros da cidade, foram atendidas pela Prefeitura de Manaus, resultando em melhorias da qualidade de vida da população.

Os bairros das zonas norte e leste receberam boa parte das intervenções das obras, realizadas pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Pública (Semulsp), que chegaram em comunidades que, há muito tempo, não recebiam a execução de obras para a garantia de serviços essenciais, como a circulação do transporte coletivo. Entre essas localidades, está a comunidade São João, no bairro Lago Azul, no km-4 da BR-174, que, após 15 anos, recebeu asfalto e teve o retorno garantido das linhas de ônibus.

Além de infraestrutura, as obras de saneamento e iluminação pública alcançaram a população em bairros carentes da cidade. Na comunidade Val Paraíso, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, o problema de água encanada nas casas foi resolvido. A demanda foi atendida pela Concessionária Águas de Manaus e a Seminf fez os trabalhos de infraestrutura.

“É um motivo de grande alegria para mim poder ser uma ponte para fazer chegar à Prefeitura o apelo dessas comunidades. Quero agradecer ao nosso prefeito David Almeida, ao secretário de obras, Marcos Rotta e ao secretário de limpeza pública, Sabá Reis, por viabilizarem essas obras que significam muito para cada morador da nossa cidade”, declarou o vereador.

Nesses 6 meses de mandato, ocorreram mais de 600 atendimentos junto à população de forma presencial e online, através das redes sociais do vereador. A equipe atuou no acolhimento de demandas dos bairros e em reuniões no gabinete, fortalecendo o mandato participativo ao lado de cada cidadão da cidade.

Inclusão social – Uma das obras que vêm contribuindo para a transformação de vida de muitos jovens é a do Campo do Yael, no bairro Parque das Laranjeiras, que passou a receber obras de revitalização, em maio deste ano, após o vereador solicitar ações de melhorias junto à Prefeitura de Manaus. No local é desenvolvido o projeto de futebol Unidos em Cristo, com cerca de 100 crianças, além de outras atividades esportivas para os moradores da região.

Obras em escola – O vereador Jander Lobato intermediou, nesse tempo, o retorno das aulas do Centro Municipal Infantil (Cmei) Beatriz Sverter, no bairro Nova Floresta. A escola não havia iniciado o ano letivo devido a vários problemas de infraestrutura. A primeira inspeção do vereador na escola resultou na aquisição de aparelhos de ar-condicionado e alguns materiais pedagógicos. No ultimo dia 13 de julho, a pedido do vereador Jander Lobato (PTB), o prefeito David Almeida e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, estiveram na unidade escolar para assegurar a total revitalização e retomada das aulas.

Passeio do Mindu – A entrega do Passeio do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, totalmente revitalizado, complementa o elenco de obras solicitadas pelo vereador Jander Lobato. A ação no local foi feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, através da Seminf e Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

O espaço recebeu concretagem, pintura e revitalização de calçadas e meio-fio, recomposição de quiosques, bancos e gradis, revitalização da pista de caminhada, dos parquinhos e das quadras esportivas, além de troca dos pontos de iluminação e manutenção das pontes, entre outras ações.

“Em março deste ano, estive com o vice-prefeito, Marcos Rotta, e o secretário da Semulsp, Sabá Reis, nesse espaço, onde vistoriamos e dialogamos sobre as melhorias a serem feitas. Agradeço ao Prefeito David Almeida pelo atendimento com a revitalização feita no Passeio do Mindu porque nos enche de alegria ver esse trabalho em benefício da população”, disse o vereador.

Pleitos e ações – Diante do cenário da pandemia da Covid-19, Jander Lobato defendeu, nesse semestre, as ações de transparência referentes à vacinação, além de incentivar a imunização em todas as faixas etárias. O vereador utilizou suas redes sociais para intensificar a importância da campanha e foi in loco nos pontos de vacinação na capital.

Nesse período, o vereador também deu apoio nas aprovações de projetos do Executivo Municipal, entre eles, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Manaus a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, na ordem de R$ 470 milhões, para realização de obras de infraestrutura na capital.

Jander é vice-presidente da Comissão dos Direitos das Crianças, Adolescentes, Jovens e Idosos, membro da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e da Comissão Parlamentar Cristã. Entre suas defesas no plenário da CMM, esteve seu posicionamento contrário à mensagem da propaganda de uma rede de fast food, que envolveu crianças em um assunto relacioanado à sexualidade.  O vereador expôs seu posiocionamento com respeito a todas as ideias e opiniões sobre o assunto.

Projeto de lei – O projeto de lei nº. 122/ 2021, do vereador Jander Lobato, que prevê a colocação, em áreas públicas, de placas, cartazes e outros materiais informativos, sobre as penalidades aplicadas a quem comete o crime de abandono de animais, avançou na Casa Legislativa e seguiu para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da CMM.

O objetivo é alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais e incentivar a guarda responsável, principalmente de cães e gatos, evitando que os animais sejam largados nas ruas pelas pessoas.

Canais de comunicação – Jander Lobato dispõe das redes sociais: @janderlobato (instagram) e jandelobato (facebook) para conceder transparência de seu trabalho diário nos bairros e no parlamento. Assim como o WhatsApp: (92) 98495-3501, criado pelo vereador para receber reivindicações, denúncias, reclamações e sugestões de melhorias para a cidade de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *