MANAUS

Prefeitura promove exibição de filmes para população em situação de rua em Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com o Serviço de Abordagem Social Girassol, vinculado ao Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), realiza, nesta terça-feira, 3/8, a partir das 18h30, no estacionamento do Les Artistes Café Teatro, localizado no Centro, mais uma edição do projeto “Cine em Movimento”. A iniciativa tem como objetivo levar à população em situação de rua um momento de lazer e cultura através da exibição de filmes.

Conforme o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, novas ações estão sendo planejadas para os próximos meses, com foco na abordagem sociocultural. “Acreditamos na importância dessa parceria como forma de combater o preconceito e a discriminação social, por isso estamos trabalhando em um projeto que vai levar atendimento psicossocial, corte de cabelo, banho solidário, entrega de kits de higiene e alimentação, além de proporcionar momentos de lazer através da cultura. Também é uma forma de proporcionar momentos de reflexão por meio do cinema e é uma estratégia de aproximação com as pessoas em situação de rua” disse Oliveira. 

“Por determinação do prefeito David Almeida, as secretarias trabalham de forma integrada. Ao mesmo tempo em que a Manauscult desenvolve essa atividade cultural, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) estará nas ruas com a Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, por meio da equipe do Consultório na Rua, fazendo a busca ativa das pessoas em situação de rua que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e identificando outras situações vulneráveis”, ressaltou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

De acordo com o coordenador do Projeto Girassol, Paulo César de Lima, as atividades têm gerado resultados positivos. “Além de ser um momento de diversão, a sessão de cinema se torna também uma maneira diferente de abordagem para nos aproximarmos dessas pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando entender suas necessidades e o motivo de estarem ali. Temos inúmeros casos de pessoas que saíram das ruas, que estão em tratamento graças a essa abertura que o Cine em Movimento proporciona”, salientou. 

Nesta edição do Cine Movimento haverá distribuição de pipoca para os espectadores. Para a prevenção e segurança contra a Covid-19, a equipe do Girassol realizará a higienização com álcool em gel e a distribuição de máscaras para o público.

Interessados em apoiar o “Cine em Movimento” podem entrar em contato por meio do telefone: (92) 98428-7454.

Sobre o Girassol

O Serviço de Abordagem Social Girassol, criado em 2017, reúne uma equipe multidisciplinar que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos da cidade. O projeto promove atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *