AMAZONAS

Governo do Amazonas capacita produtores e técnicos em mecanização agrícola no Careiro Castanho

Aumentar a produtividade por área e diminuir o esforço físico do trabalhador no campo estão entre os benefícios da mecanização agrícola, que vem recebendo incentivos do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com a capacitação de produtores e aquisição de máquinas e equipamentos para o preparo de áreas. Nesta semana, a capacitação em mecanização agrícola chegou para produtores e técnicos de Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus).

O curso, realizado em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Produção, segue até esta sexta-feira (06/08). Cerca de 30 pessoas, entre produtores e técnicos, participam da capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas. Na segunda-feira (02/08), o curso teve início, no auditório da prefeitura, com aulas teóricas sobre noções básicas de mecanização agrícola, programas voltados ao setor e tipos de implementos utilizados no preparo de áreas.

De acordo com o técnico em agropecuária e instrutor do curso, Luiz Alberto Platini, essa é uma oportunidade de levar conhecimento para zona rural.

“Estamos capacitando produtores e técnicos para que tenham maior aproveitamento da capacidade tecnológica, fazendo com que suas propriedades possam ter um aumento da produtividade e agregar valor aos seus produtos. O Idam tem essa preocupação de levar tecnologia para o agronegócio, tanto na produção agrícola como na melhoria das pastagens, visando o aumento do rebanho do estado”, disse Platini.

Nesta terça-feira (03/08), os participantes recebem treinamentos para utilizar a plantadeira de grãos e receberão orientações sobre a montagem e acoplamento, até o cultivo de culturas agrícolas. A prática acontece na área do Parque de Exposição Agropecuária (Agropec). Nos dias 04, 05 e 06, a aula prática será para operacionalização de tratores, que acontecerá na propriedade Cassol, localizada no Km 70 da rodovia BR-319.

Somente neste ano, o curso já foi realizado na zona rural de Manaus (Puraquequara e Brasileirinho), no município de Manicoré, e agora no Careiro Castanho. Para os próximos meses, está prevista a realização da capacitação nos municípios de Nova Olinda do Norte (de 16 a 20 de agosto) e São Gabriel da Cachoeira (13 a 18 de setembro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *