MANAUS

Prefeitura de Manaus abre campanha ‘Agosto Lilás – Manaus por Elas’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nesta quinta-feira, 5/8, a abertura da campanha “Agosto Lilás – Manaus por Elas”, alusiva ao combate à violência contra a mulher, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Nova, na zona Norte.

A campanha visa sensibilizar as mulheres e, principalmente, a sociedade, para que não se calem diante das situações de violência, denunciando os agressores por meio dos canais existentes. Durante a solenidade de abertura, foi apresentada a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, que irá oferecer, de forma itinerante, atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência, nas áreas de vulnerabilidade social da capital.

“Hoje nós lançamos a campanha Manaus por Elas, trazendo os nossos equipamentos, inclusive o nosso ônibus, que estará à disposição em todas as zonas da cidade de Manaus, para atender a essas mulheres que são vítimas de violência e que precisam denunciar as violações que sofrem”, informou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), mais de 44 mil ocorrências de violência contra a mulher foram registradas de janeiro a junho deste ano. Os casos de violência física e psicológica lideram os índices.

“Com a pandemia, temos registrado o aumento da violência contra mulheres e crianças. Estamos aqui, no Cidade Nova, porque na zona Norte, é deste bairro que procedem os maiores índices de denúncia de violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

Além da apresentação da unidade móvel, foram oferecidas às mulheres, sessão de embelezamento com esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, limpeza facial, corte de cabelo, além de orientações sobre Bolsa Família, atendimento psicossocial e jurídico.

Leonita Oliveira, moradora do bairro Cidade Nova, ficou satisfeita com o atendimento recebido na ação. “Eu acho de uma importância incrível. Como eu atuo na área de Serviço Social, eu ando muito nas comunidades e vejo a necessidade que muitas mulheres têm. Muitas vezes, elas não têm dinheiro, então, esse trabalho que a prefeitura realiza é de fundamental importância”, observou.

A programação do “Agosto Lilás – Manaus por Elas” segue por todo o mês, com ações sendo realizadas pelas unidades da Semasc, como os Cras; Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura apoio e proteção. Os canais da Prefeitura de Manaus – 0800 092 6644 e 0800 092 1407, além do “Disque 100” e o “Ligue 180”, funcionam 24 horas por dia, são gratuitos e confidenciais.

Lei Maria da Penha

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *