AMAZONASDESTAQUE

Wilson Lima entrega nova embarcação para Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã

O governador Wilson Lima entregou um novo barco para fortalecer a gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, nesta sexta-feira (06/08). A Unidade de Conservação (UC) fica entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã e é administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A entrega ocorreu durante visita do governador a São Sebastião do Uatumã. A RDS do Uatumã está há pelo menos uma hora das sedes municipais. Além de facilitar o traslado, a nova embarcação também vai auxiliar nas atividades de ordenamento pesqueiro, bem como fortalecer os trabalhos de monitoramento e fiscalização.

“Nós temos uma atividade muito significativa sustentável aqui na região do Uatumã, vai ser importante para os técnicos que estão aqui da Secretaria de Meio Ambiente, do Ibama, do ICMBio, e também para a comunidade fazer o trabalho de fiscalização, acompanhamento e manterem esse local aqui preservado, que é um ativo importante que a comunidade tem para a exploração da atividade turística”, ressaltou Wilson Lima.

O investimento foi feito por meio do Programa Arpa, que auxilia a gestão financeira de 24 Unidades de Conservação do Amazonas, através do Fundo Nacional para a Biodiversidade (Funbio).

“Aqui é uma área muito importante para a pesca esportiva e trabalha com essa parte do turismo comunitário, mas a gente também tem avançado, por meio do apoio a cadeias produtivas, no manejo florestal de pequena escala. Essa embarcação também vai ajudar os comunitários na distribuição e escoamento dessa produção”, disse o titular da Sema, Eduardo Taveira.

Esta é a segunda entrega de veículos realizada em 2021, para reforçar as atividades de gestão em áreas protegidas do Estado. Em junho deste ano, cinco Unidades de Conservação estaduais foram beneficiadas, entre elas a RDS do Uatumã, RDS Mamirauá, Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, RDS Matupiri e, também, o Parque Matupiri. Na ocasião, os gestores das UC receberam um novo barco de fiscalização, uma motocicleta, dois quadriciclos e um carro funcional.

Além da embarcação, também foi entregue uma ambulancha, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Adjuto Afonso, liberada pelo Governo do Estado.

Polo Moveleiro – Em São Sebastião do Uatumã, Wilson Lima também visitou o Polo Moveleiro do município que, por meio da Cooperativa Constrói Uatumã, emprega cerca de 600 pessoas direta e indiretamente. O polo produz móveis, portas, aduelas, embarcações de pequeno e grande porte.

Os cooperados conversaram com o governador a respeito do Plano de Manejo da Madeira e sobre o licenciamento da matéria-prima.

Wilson Lima ressaltou que é possível aliar desenvolvimento econômico ao consumo sustentável das riquezas naturais. “Eu não abro mão da preservação dos recursos naturais. E a gente sabe que é possível trabalhar sem agredir o meio ambiente”, enfatizou.

“Quero assumir um compromisso de, junto com meu pessoal do Ipaam, de fiscalização; com o Idam, que é o setor de assistência técnica; junto com a Secretaria de Cidades e Territórios, para que a gente possa avançar nessa pauta assim como a gente tem feito em outros municípios. A gente espera também poder fechar contrato aqui com os moveleiros, para poder incentivar essa cadeia que é muito importante para o estado do Amazonas”, acrescentou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *