AMAZONAS

Detran-AM intensifica ações integradas de fiscalização para reduzir número de acidentes de trânsito

Ações serão integradas, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana e o Batalhão de Trânsito da PM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) irá intensificar as ações de fiscalização em pontos estratégicos de Manaus, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes nas ruas da capital. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, em entrevista coletiva na sede do órgão, nesta terça-feira (31/08).

“A gente está iniciando hoje a intensificação das nossas operações integradas. Nós vamos atuar durante o dia e a noite, e a população deve ficar ciente de que as instituições estarão nas ruas para coibir práticas irregulares, é bom que se diga aqui também, os chamados ‘rolezinhos’, esses passeios feitos por motocicletas, com manobras perigosas. Vamos intensificar essas ações e promover a repressão de uma maneira muito contundente, envolvendo inclusive as forças policiais, caso necessário”, pontuou o diretor-presidente do Detran Amazonas.

Ao apresentar dados sobre as ocorrências de trânsito de 2018 a 2021, Rodrigo de Sá ressaltou que as ações serão realizadas de forma integrada, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), com foco nas principais vias com registros de acidentes de trânsito.

“A gente vai trabalhar com inteligência, com os dados estatísticos que nós temos, as principais vias e onde ocorrem os principais acidentes, manter essa integração entre Detran e IMMU, Batalhão de Trânsito, nosso Núcleo de Operações, o Neot. Muitas vezes contamos com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) também, em algumas rodovias, na BR-174. A gente está aqui para mostrar para a população que o trabalho está sendo feito, que as instituições públicas estão atuando”, reforçou.

Vítimas fatais – De janeiro a agosto de 2021 foram registrados 8.566 acidentes de trânsito em Manaus, uma redução de 1,13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 8.664 acidentes. Contudo, quando comparados os dados de vítimas fatais, observa-se um aumento de 19,6% neste ano. Foram 162 mortes em acidentes de trânsito de janeiro a agosto de 2021, contra 136 no mesmo período, em 2020.

A maioria das mortes em 2021 foi por atropelamento, com 73 ocorrências; em segundo lugar estão as colisões de carros e motos, totalizando, até agora, 39 casos.

A quantidade de vítimas lesionadas nos primeiros oito meses do ano também aumentou, de 2020 para 2021. Foram 2.770, no ano passado; e 3.018, neste ano, um aumento de 8,95%.

Rodrigo de Sá enfatizou que a população, tanto condutores quanto pedestres, têm papel fundamental no combate aos acidentes. “A população, principalmente, precisa nos ajudar nesse propósito, acalmar os ânimos, reduzir o consumo de bebida alcóolica e a combinação nefasta com a direção de veículo, procurar manter velocidade adequada com a via, se preocupar com os itens de segurança do seu veículo”, observou.

De acordo com o coordenador-geral do Neot, Victor Mansur, as fiscalizações ocorrem diariamente, em diversos períodos do dia. “Estamos sempre fiscalizando. Neste ano já tivemos mais de 1.500 autuações por alcoolemia, ou seja, conduzindo veículo sob efeito de álcool. Também mais de 1.500 autuações por dirigir veículo sem habilitação. Então o trabalho vem sendo feito”, detalhou.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda Jr, frisou que o órgão vem trabalhando a conscientização da população desde as crianças, em parceria com o Governo do Estado.

“Nós temos trabalhado incessantemente, estamos entrando no mês de setembro, mês em que ocorrerá a Semana Nacional do Trânsito. Estamos buscando potencializar a educação no trânsito nas escolas, tanto com o Governo do Estado quanto com a Prefeitura, nas suas esferas, para que as crianças possam levar esse recado para os pais e os pais possam se conscientizar”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *