MANAUS

Prefeitura de Manaus promove Encontro de Egressos do Programa de Tratamento ao Fumante na zona Oeste

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quarta-feira, 8/9, mais uma etapa do 4º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento ao Fumante. A programação aconteceu na Policlínica Djalma Batista, no bairro Compensa, zona Oeste, direcionada para egressos e profissionais, que atuam na oferta de serviços nos Ambulatórios para Tratamento de Fumantes do Distrito de Saúde (Disa) Oeste.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis da Semsa, Valéria Duarte Rojas, informa que a programação foi iniciada nos Disas Norte e Sul, no dia 28 de agosto, e será encerrada no dia 24 de setembro, no Disa Leste, com a entrega de certificados para profissionais e egressos, pelo êxito na participação dos Ambulatórios.

“A quarta edição do Encontro de Egressos foi descentralizada para os Distritos de Saúde, reunindo pessoas que participaram dos Ambulatórios e conseguiram abandonar o uso do tabaco, além de profissionais que atuam no programa em cada Disa, promovendo a troca de experiências, e divulgado o serviço que é disponibilizado para a população em 16 Unidades de Saúde da rede municipal”, explica Valéria Rojas.

Para a aposentada Océlia Maria de Brito, de 57 anos, que participou este ano das atividades do Ambulatório de Tratamento de Fumantes na Policlínica Djalma Batista, o apoio dos profissionais de saúde tem sido fundamental no processo de abandono do cigarro.

“Sei que não ia ser capaz nunca de deixar o cigarro sozinha, mas graças a Deus, com o apoio dos profissionais, estou sem fumar já faz mais de um mês. É muito recente e continuo em tratamento, mesmo assim já me sinto melhor de saúde, tinha uma tosse que não tenho mais e o cansaço ao andar diminuiu”, afirmou Océlia Brito.

Ambulatórios

O atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes é baseado na abordagem cognitiva comportamental e, quando necessário, há o suporte medicamentoso. As atividades acontecem em sessões individuais ou em grupos de apoio.

Cada Ambulatório da rede municipal monta uma programação, de acordo com a realidade de cada Unidade de Saúde. Na Policlínica Djalma Batista, já houve a formação este ano de duas turmas para participantes do Ambulatório. Uma terceira turma será iniciada no dia 15 de setembro, que conta com a inscrição de oito pessoas que querem abandonar o uso do cigarro.

Segundo a assistente social Elizabeth Modernel, a proposta na policlínica envolve quatros sessões semanais e mais duas sessões quinzenais, além do atendimento individual com profissionais como psicólogos, mantendo o monitoramento dos pacientes em um período de seis a 12 meses.

“A ideia é oferecer um atendimento integral durante o tratamento, que inclui a atuação de assistente social, psicólogos, enfermeiros e médicos da policlínica, tendo o apoio de nutricionista, da equipe de Saúde Bucal e do farmacêutico para as orientações sobre as medicações que são utilizadas. A próxima turma tem oitos pessoas inscritas, que é o número máximo que se pode atender no espaço existente na policlínica, considerando a necessidade de evitar a aglomeração por causa da pandemia da Covid-19, mas a pessoa interessada pode procurar o serviço para ser incluída em uma lista de espera para outra turma”, garantiu a assistente social.

Para obter mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a Semsa também disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), canal de comunicação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes

Norte

1 – UBS Frei Valério – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Armando Mendes – Rua 5, s/nº, conjunto Manoa;

4 – Policlínica Anna Barreto – Avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião;

5 – UBS José Figliuolo – Rua Rios Arinos, s/nº – conjunto Residencial Viver Melhor;

Sul

6 – USF Dr. Luiz Montenegro – Rua Pico das Águas, 527, Nossa Senhora das Graças;

7 – UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;

8 – UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259 – Flores

Disa Leste

9 – UBS Ivone Lima dos Santos, Rua 8, s/nº, Coroado 3;

10 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;

11 – UBS Mauazinho – Rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

12 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá – Rua V, nº 150 – Nova Esperança I;

13 – Policlínica Djalma Batista – Rua 23 de Dezembro, s/nº – Compensa III;

Rural

14 – USFR São Pedro Km 35, Rodovia AM-010;

15 – UBFR Ephigênio Sales, km 41, AM-010;

16 – UBFR Pau-Rosa, Km 21, BR-174, Ramal do Pau-Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *