AMAZONAS

FEI lança campanha voltada aos povos indígenas em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), lançou nesta sexta-feira (10/09) uma série de vídeos em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A ação realizada nas redes sociais da instituição tem como objetivo desenvolver o conhecimento da causa no meio indígena.

Segundo o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, o Setembro Amarelo é o mês de abraçar a conscientização da fala e do agir, com intuito de cuidar do próximo, tendo empatia para com o ser humano e todas as etnias.

“O mês que veste amarelo, abraça e busca ajudar a todos que passam por dificuldades, não somente aos parentes, mas a todos que lutam durante o ano para salvar vidas e curar as dores. Pensando no bem-estar da comunidade indígena, estamos de portas abertas com os atendimentos psicológicos, como forma de contribuir prestando o apoio que precisam”, disse.

A psicóloga e terapeuta holística da FEI, Lucia Neves, comenta a importância de se levar conhecimento de causa aos demais públicos e convida a todos a prestigiar a série de vídeos.

“Estamos passando por um mês em que a campanha em questão é de grande importância a ser falada e para incentivar o conhecimento dela. Convido a todos que queiram saber um pouco mais a respeito do Setembro Amarelo a assistir a nossa sequência de vídeos esclarecedores e explicativos, através das nossas redes sociais”, convidou.

Atendimentos psicológicos – A Fundação conta com atendimento psicológico durante todo o ano e principalmente no mês de setembro, voltado à saúde mental. O agendamento deve ser feito na sede da Instituição, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/n°, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, das 8h às 15h.

Para realizar a consulta, o paciente ou responsável deve estar portando o RG, CPF, Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Indígena, conforme o horário de atendimento.

Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é a redução do número de suicídios no Brasil, que corresponde a cerca de 13 mil ao ano. Desse total, 96,8% dos casos estão relacionados a problemas mentais, como depressão, transtorno bipolar e excesso do uso de substâncias.

A campanha de Setembro Amarelo é enfatizada durante todo o mês junto à população, com intuito de conscientizar a todos sobre a importância da vida. Informações de apoio e atendimento psiquiátrico são disponibilizados pela ABP por meio do site https://www.setembroamarelo.com/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *