EDUCAÇÃOMANAUS

Prefeitura de Manaus discute educação integral em primeira transmissão do Centro de Mídias da Semed

Para desenvolver a construção de um projeto coletivo que interage teoria e prática para o desenvolvimento da gestão curricular na educação integral, a Prefeitura de Manaus realizou nesta quinta-feira, 23/9, a primeira transmissão ao vivo do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pelo YouTube, com a segunda roda de conversa cujo o tema “Educação Integral: Contextos, Diálogos e Práticas”, foi discutido. 

A roda de conversa teve a participação do secretário de Educação, Pauderney Avelino, que abriu o evento e falou da importância da educação integral e do entusiasmo que o prefeito David Almeida tem pelo ensino integral.

“Nós temos na rede municipal de ensino alguns exemplos que devem ser multiplicados, por isso o prefeito David e eu estamos entusiasmados com a educação integral, que faz um belo trabalho com os nossos alunos. Por isso, hoje, nessa roda de conversa, os gestores dessas escolas vão falar das suas experiências, que são muito ricas, porque assim como nas escolas americanas, existe a integração da equipe escolar com a comunidade. Não é simplesmente o aluno ficar o dia inteiro na escola, mas sim ficar o dia inteiro realizando atividades”, explicou Pauderney.

O evento foi voltado para os coordenadores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, assessores pedagógicos, equipes da Divisão de Ensino Fundamental (Defe), das gerências da Educação Indígena (GEEI), da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Especial e assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs).  


O subsecretário de Gestão Educacional (SGE), Carlos Guedelha, também participou e falou que o encontro é um momento de reflexão sobre os caminhos da Educação Integral.

“Creio que esse seja um momento de reflexão sobre os caminhos da educação integral na nossa rede de ensino, que tem por base o diálogo e a construção coletiva”, mencionou Guedelha.


A professora Alina Leão Medeiros, foi quem mediou o diálogo, que iniciou tratando sobre “Currículo: o que é?”. O tema também foi explicado pela professora formadora da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Helane Prado.

“Para falar de currículos é preciso falar de teorias, que devem corresponder com a realidade de cada um. É necessário que haja uma organização que busque resultados positivos. Antes se trabalhava um currículo linear, como uma pessoa ideal, sem diferenciar o ritmo de cada um. Existe no currículo também, a teoria crítica que não se preocupa com o conteúdo em si, mas o porquê de trabalhar tal assunto. Já a teoria pós-crítica tem como questão central o “por quê?” onde as preocupações são as conexões entre saber, identidade e poder. Para todos os tipos de currículos existe um respaldo teórico”, informou Helene.

Já a gestora da Escola Municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa de Figueiredo, Regeane Chaves, falou sobre “Como acontece a gestão curricular na escola?” A unidade atende 218 alunos do 1º ao 5º ano. 

“Organizamos a nossa escola de uma forma que as salas de aulas passaram a ser ateliês de aprendizagens, que seguem os componentes curriculares. Onde cada mediador possui seu ateliê de acordo com as suas habilidades. Os estudantes frequentam esses espaços, que têm nomes dos animais da nossa região, conforme o cronograma de estudo. A tecnologia é bastante trabalhada nesse processo, porque é isso que chama atenção das crianças. Tudo o que é trabalhado na escola é discutido em assembleia com os alunos e toda equipe escolar, onde todos participam de forma ativa. Nosso currículo é pautado na dimensão do desenvolvimento humano em todos os aspectos, para que a criança tenha uma plena evolução”, abordou Regeane.

Centro de Mídias 


Inaugurado pela Prefeitura de Manaus em agosto, o Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais da Semed busca alternativas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais e tem como objetivo principal desenvolver programas socioeducativos e culturais, além de projetos educacionais, buscando alcançar o maior número de estudantes nas diversas modalidades das 510 unidades de ensino, situadas nas zonas urbana e rural (ribeirinha e rodoviária) da capital amazonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *