EDUCAÇÃO

Estudantes da rede estadual identificam figuras geométricas em pontos turísticos mundiais

Atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Tiradentes

As cônicas são figuras geométricas que surgem dos cortes de um outro símbolo, o cone. Elas podem ser encontradas em diversas obras e pontos turísticos, com diferentes aplicações. Com essa proposta, os alunos da Escola Estadual Tiradentes construíram maquetes e produziram cartazes com intuito de identificar as figuras cônicas presentes em pontos turísticos nacionais e internacionais.

A atividade foi desenvolvida com 120 estudantes do Ensino Médio e considerou conceitos, elementos e formas cônicas encontradas em prédios como o Teatro Amazonas e a Ponte Juscelino Kubitschek, com suas parábolas; a Catedral de Brasília, em formato de hipérbole; e o Coliseu de Roma, em modelo de elipse.

A professora Maria Leonilda de França Pinheiro explica que a ideia do projeto surgiu da necessidade de mostrar que o estudo das cônicas vai além de conceitos e cálculos algébricos.

“Essas figuras geométricas são de bastante relevância em vários domínios da Física, Engenharia, Arquitetura, Astrologia, Economia e outras. Logo, instigados pelos constantes questionamentos sobre o uso da Física e da Matemática, como: ‘Por que preciso estudar isso?’ ou ‘Onde vou usar isso no meu dia a dia?’. Decidimos, assim, aplicar esses conhecimentos de forma prática, o que resulta num aprendizado dinâmico e estimulante”, explicou a professora.

Segundo Leonilda, para entender o que são cônicas, é necessário levá-las além da sala de aula. Por isso, a atividade acabou sendo surpreendente. “Eles se superaram e eu fiquei supersatisfeita com o trabalho realizado pelos alunos, pois, somente com essa iniciativa, pude identificar em alguns a grande aptidão para Arquitetura e Engenharia. Foram trabalhos maravilhosos”, concluiu a educadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *