AMAZONASESPORTE

Futebol de mesa: Banca Forte leva 4ª Taça Amazonas no retorno da modalidade às competições

Disputa aconteceu no estádio Carlos Zamith com o apoio do Governo do Amazonas

O futebol de mesa, nacionalmente conhecido como futebol de botão, voltou às competições no estado com a 4ª Taça Amazonas, no estádio Carlos Zamith, na manhã deste domingo (24/10). A modalidade tem incentivo do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), para a realização das competições e treinamentos. O evento foi organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Amazonas (Fefmam).

Disputada na modalidade 12 toques, a competição contou com 18 botonistas participantes. E as melhores jogadas ficaram por conta de Ulisses Monteiro, 40, da equipe Banca Forte, que se sagrou bicampeão da Taça Amazonas.

“Feliz por mais essa conquista. É a primeira competição oficial desde o retorno. Agora é levar o esporte para frente, isso é o mais importante”, afirmou o medalhista de ouro.

Fechando o pódio, Augusto Neto, do Manaus FC, ficou com a medalha de prata. Marlon Maior, do Rio Negro, ficou na terceira colocação.

O técnico em tecnologia da informação, Raimundo Miranda, 48, do Sul-América, levou o filho, Felipe, 11, para prestigiá-lo na disputa. “As brincadeiras, no geral, estão esquecidas. Então, a gente tenta passar uma outra atmosfera para a criança, para o jovem.  Por isso que eu tento inseri-lo nesse contexto”, afirmou.

O futebol de mesa tem o incentivo do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), para a realização das competições e treinamentos. “O Estado tem nos ajudado muito com as salas. Essa parceria, a gente tem honrado com a manutenção. Então o esporte acontece, tem visibilidade, a cada ano entrando duas ou três pessoas”, ressaltou o presidente da Fefmam, Luiz Guilherme.

Calendário – De acordo com o calendário divulgado pela Fefmam, o estádio Carlos Zamith deve receber, ainda em 2021, os Campeonatos Amazonenses da modalidade 12 toques e da modalidade dadinho.

As disputas valem pontuação para o ranking brasileiro do futebol de mesa, que deve retomar às competições nacionais a partir de 2022.

Protocolo – A retomada dos eventos esportivos no Amazonas segue as regras e recomendações para a prevenção da Covid-19 definidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Faar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *