AMAZONASEDUCAÇÃO

Saeb 2021: escolas estaduais da zona centro-sul mobilizam pais e estudantes para aplicação da prova

Avaliação acontece de 16 de novembro a 10 de dezembro

Escolas estaduais da zona centro-sul de Manaus realizaram, na quarta-feira (27/10), uma mobilização entre pais e alunos visando a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame nacional permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da Educação brasileira.

A avaliação acontece entre os dias 16 de novembro e 10 de dezembro, em todo o Amazonas, com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (escolas selecionadas) e dos 5º e 9º anos e 3ª série do Ensino Médio (todas as unidades escolares).

A movimentação promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), teve como objetivo, também, discutir, exercitar e alinhar as estratégias que serão utilizadas nas escolas para garantir a participação em massa no Saeb.

Na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, voltada a estudantes do Ensino Médio, o encontro reuniu pais e responsáveis que conheceram os processos acerca do sistema de avaliação.

A coordenadora pedagógica Patrícia Moraes, que também é mãe de um dos alunos matriculados na unidade escolar, revela a satisfação em acompanhar a rotina do filho na sala de aula. “Para mim, é muito importante ter acesso aos métodos de ensino que a escola utiliza para os alunos finalistas, pois sabemos que a avaliação é apenas a primeira de muitas que os nossos filhos irão realizar”, afirmou.

Já a estudante Ana Carolina Campos, de 18 anos, afirma estar ansiosa para testar seus conhecimentos. “O Saeb se torna muito importante para a escola e os alunos, por conta do conhecimento que a gente adquire no decorrer desses anos em que a gente está na escola. Logo, a prova se torna uma avaliação intelectual que vai impactar na nossa vida dentro e fora da sala de aula”, salientou a aluna.

Batalha do conhecimento – A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Leonor Santiago Mourão investiu em uma gincana de perguntas e respostas para fixar os assuntos que devem constar no Saeb. Na unidade, somente os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental devem realizar a avaliação. A escola promoveu ainda reunião com pais e responsáveis.

“Eu vejo que um dos pontos mais importantes do Saeb é examinar os nossos conhecimentos. No 9º ano, temos a oportunidade de ir para outras escolas, fundações e institutos, por isso, vejo que é fundamental avaliar nosso desempenho”, enfatizou a estudante Maria Clara.

“Hoje, nós montamos uma força-tarefa para sensibilizar pais e alunos quanto a importância do Saeb. Eles estão cientes da relevância da prova e, por isso, planejamos essa gincana do conhecimento para que os estudantes tenham acesso ao jogo de perguntas e respostas, envolvendo questões que serão avaliadas no exame. Promovemos ainda essa reunião com os pais para que eles conheçam o ambiente onde os filhos estão inseridos”, disse a gestora Marlene Santos de Andrade.

Dinâmica – Na EETI Santa Terezinha, apenas os estudantes do 5º ano serão avaliados. “Aqui [na escola] nós estamos realizando atividades lúdicas para envolver os nossos alunos nos questionamentos sobre os assuntos presentes no Saeb”, contou a gestora Simone Costa.

Uma das atividades promovidas pela unidade escolar foi a gincana de conhecimentos gerais. A aluna Alice Batalha revelou como aconteceu a manhã de atividades. “Fomos divididos em três equipes e participamos de um quiz de perguntas e respostas. Eu vejo essa como uma ótima iniciativa que nos auxilia a aprender mais sobre o conteúdo que vai ser exigido na prova”, finalizou a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *