GERALSem categoria

Sedecti conhece processo produtivo de tecnologia de ponta da Smart Modular Technologies

Fabricante de módulos de memória para várias marcas, empresa pretende em breve ampliar linha de produção em Manaus

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, realizou uma visita, na quarta-feira (10/11), às instalações da Smart Modular Technologies, atendendo a convite da empresa, a mais nova do Distrito Industrial. Na visita, o secretário conheceu o processo da indústria, que se destaca pela tecnologia de ponta em sua linha de produção.

A Smart atua no mercado de componentes semicondutores de memória, além de módulos de memória, de dispositivos de armazenamento de dados em estado sólido (Solid State Drives – SSDs) e de módulos de comunicação sem fio para Internet das Coisas (IOT, na sigla em Inglês).

A empresa, recém-implantada no Polo Industrial de Manaus (PIM), opera com cerca de 80 funcionários em três turnos. O investimento de implantação aprovado na 288ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada no dia 17 de dezembro de 2020, foi da ordem de R$ 177 milhões. A previsão, segundo seus representantes, é de ampliar as linhas de produção e diversificar os produtos em breve.

O secretário Jório Veiga conversou com a diretoria da empresa e também pôde ouvir quais foram os principais desafios dos investidores para se instalarem no Amazonas.

“Tive a oportunidade de visitar a fábrica da Smart no PIM, que me deixou muito bem impressionado com a tecnologia utilizada e a gama de itens produzidos. Tecnologia essa desenvolvida pela própria empresa, no Brasil. Também pudemos observar a velocidade de implementação, uma vez que iniciaram a produção com poucos mais de cinco meses de trabalho de construção e montagem, com ótimas instalações”, declarou ele.

Para Veiga, alguns pontos positivos foram preponderantes para o sucesso no investimento local, como foi o caso da mão de obra totalmente capacitada para atender a empresa.

“Melhor ainda, eles (Smart) tiveram facilidade em encontrar toda a mão de obra bem capacitada, nos vários níveis, e, inclusive, um engenheiro local que está produzindo aplicações para a empresa em Manaus. É um orgulho ter uma empresa como a Smart, acreditando no nosso modelo e trazendo mais oportunidades para o Amazonas, dando empregos e suprindo outras empresas com produção local dos seus produtos de alta tecnologia”, concluiu o secretário.

Celeridade – O vice-presidente de Operação de Módulo da Smart em Manaus, Flávio Yoshida, falou sobre a forma como a empresa foi recebida no Amazonas e também avaliou como positiva a visita da equipe da Sedecti.

“É um prazer enorme receber o secretário Jório Veiga na Smart. A Sedecti, que nos recebeu de braços abertos, tem nos ajudado e nos apoiado imensamente em todos os aspectos, principalmente dando condições para que a Smart, de forma célere, pudesse iniciar as suas operações em curtíssimo prazo. Aproveito a oportunidade para deixar os meus sinceros agradecimentos ao secretário Jório Veiga e a todos da Secretaria por sua imensa contribuição e fazer parte da história da Smart em Manaus”, declarou Yoshida.

O diretor de Relações Governamentais da empresa, Samir Pires, revelou que o projeto de instalação sofreu um atraso em virtude da pandemia causada pela Covid-19.

“Começamos nossas operações aqui em Manaus há pouco tempo, apenas dois meses, e isso foi fruto de um projeto que a gente começou no início do ano, mas que atrasou por conta da pandemia. Mas, tivemos algumas surpresas boas como a de ter encontrado mão de obra qualificada aqui em Manaus para se juntar ao time da Smart e trazer bons resultados, que é o que a gente espera num curto prazo”, avaliou o diretor.

No segmento de componentes semicondutores e dispositivos eletrônicos de memória, a Smart Modular Technologies é a maior fabricante da América Latina. No Brasil, a empresa possui operação desde 2002 com uma unidade fabril em Atibaia (SP) e, agora, com a nova planta em Manaus.

Equipe técnica – Durante a visita à Smart Modular, o secretário Jório Veiga esteve acompanhado de uma equipe de técnicos composta pelo chefe do Departamento de Controle e Incentivos, Anderson Grimm, da gerente de Comércio Exterior, Natalia Sagaydo e do assessor do Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice), Felipe Litaiff; todos da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Sedecti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *