EDUCAÇÃO

Governo do Estado premia professores da rede estadual por meio da Fapeam

Foram seis áreas premiadas na Categoria de Ciência na Escola

Seis professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto venceram, em suas áreas de atuação, o Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa premiou pesquisadores das áreas de Ciências da Vida, Exatas e Humanas, Inovação, profissionais de comunicação e professores da educação básica que desenvolvem projetos científicos e tecnológicos por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Com apoio irrestrito do governador Wilson Lima à ciência, tecnologia e inovação do Amazonas, a premiação, que soma um total de R$ 248.160, financiada com recurso exclusivo do Governo do Estado, reconhece e valoriza os trabalhos de pesquisadores das áreas de Ciências da Vida, Exatas, Humanas e Inovação, profissionais de comunicação e pesquisadores da educação básica, que desenvolvem projetos científicos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

O professor Alysson Roberto Garcia Azevedo foi o vencedor na área de Engenharias; Persiely Pires Rosa venceu na área de Ciências Exatas e da Terra; Márcia de Castro Gomes foi premiada em Ciências Biológicas.

Ileia Maria de Jesus Matos foi a vencedora do PCE na área de Ciências Humanas; Jonathan Felix Ribeiro Lopes foi premiado na área de Ciências Sociais Aplicadas; e Romário Neves Coelho foi reconhecido na área de Linguística, Letras e Artes. 

A premiação reconheceu publicamente profissionais que se destacaram nas áreas de atuação, além de estimular a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no estado.

Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto, vê a premiação como um merecido reconhecimento aos docentes da rede estadual de ensino e um incentivo para a pesquisa no Amazonas. 

“É maravilhoso que o Governo do Estado reconheça as iniciativas que tanto colaboram para a melhoria da qualidade de ensino; e que mostra aos nossos alunos como as ciências são vastas e importantes para o crescimento e desenvolvimento do mundo”, observou Chaves. 

Premiação – Durante o evento de premiação, no dia 12 de novembro, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou que o prêmio reafirma a importância da ciência, ao destacar que o edital foi lançado no dia 8 de julho, justamente na data em que se comemora o Dia Nacional da Ciência e o Dia do Pesquisador Científico. “Esta ação prestigia, valoriza e contribui com esses profissionais pela importância de seus trabalhos para o desenvolvimento tecnológico e inovador no Amazonas”, frisou.

PCE – O Programa Ciência na Escola teve seu primeiro edital lançado no ano de 2004 e, desde então, acontece anualmente no Amazonas. Durante a sua trajetória, a iniciativa reuniu, aproximadamente, mais de 5 mil projetos e mobilizou 5 mil professores, 24 mil alunos e 25 mil famílias envolvidas direta ou indiretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *