MANAUS

Prefeitura inicia campanha antirrábica animal na zona Norte de Manaus nesta quinta-feira, 9/12

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, inicia nesta quinta-feira, 9/12, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2021. A meta é a imunização de 225.335 animais, atingindo 80% da população estimada de cães (161.110) e 100% da população de gatos (64.225).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembra que cães e gatos devem ser vacinados anualmente para garantir a proteção contra a raiva, que é uma zoonose que pode ser transmitida dos animais para o ser humano.

“Cães e gatos podem contrair o vírus a partir do contato com outros animais, como morcegos, e por isso devem ser imunizados. Assim, é possível prevenir a doença em cães e gatos, reduzindo o risco de transmissão para o ser humano”, esclarece Shádia Fraxe.

Como ocorre todos os anos, a estratégia da campanha é a vacinação em domicílio, com equipes de vacinadores realizando visitas de casa em casa para a imunização de cães e gatos, sendo que este ano as ações não ocorrerão de forma simultânea em todas as zonas urbanas de Manaus.

“Na edição da campanha deste ano, as equipes irão atuar primeiramente nos bairros da zona Norte, seguindo depois para as zonas Leste, Sul e finalizando na zona Oeste. A atuação por zonas é uma nova estratégia para otimização dos recursos, com concentração das equipes em cada área”, explica o diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, reforçando que os vacinadores estarão devidamente uniformizados e identificados como servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para a execução das ações da campanha, a Prefeitura de Manaus abriu no mês de outubro as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação temporária de 250 vacinadores.

As equipes de vacinadores irão atuar em campo de segunda-feira a sábado, por um período de aproximadamente 39 dias, e serão vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade que apresentem boas condições de saúde.

Além da campanha anual de vacinação, o CCZ oferece a vacina antirrábica para cães e gatos na rotina de serviços durante todo o ano, na sede do próprio CCZ, no bairro Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na Unidade Móvel instalada na Minivila Olímpica, no bairro Coroado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Para mais informações, a Semsa disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280) e a população também pode entrar em contato com o CCZ pelo email cczcidadao@pmm.am.gov.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *