CULTURAMANAUS

Prefeitura de Manaus realiza oficina de planejamento turístico do Memorial Encontro das Águas

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nessa terça-feira, 14/12, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lideranças comunitárias locais e parceiros estratégicos do trade turístico, a “Oficina de Planejamento Turístico” da comunidade Colônia Antônio Aleixo, localizada na Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital.

O objetivo do evento foi debater, desenvolver e preparar o potencial de atividades turísticas da área onde será construído o “Memorial Encontro das Águas – Parque Rosa Almeida”, e também oferecer atrativos que irão complementar as atividades oferecidas no Memorial.

De acordo com a diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, o projeto do Memorial deve levar em consideração que, ao entorno do local, existe uma comunidade com mais de 45 mil moradores. “A gestão do prefeito David Almeida está trabalhando para que os moradores da própria comunidade sejam os protagonistas e os principais aliados do projeto, para oferecer aos visitantes e aos turistas uma riqueza de conhecimento local, envolvendo a diversidade da cultura, do artesanato e da própria história da área”, explicou.

Com duração de 4 horas, além de orientar sobre os potenciais turísticos do local, a oficina também abordou a técnica de moderação participativa, atrativos naturais, produtos e serviços na área do turismo.

O próximo passo, ainda conforme a diretora, será a visita técnica nos atrativos identificados durante a oficina e agenda de capacitação e qualificação para preparar os profissionais que deverão atuar na oferta de serviços turísticos.

Memorial Encontro das Águas – Parque Rosa Almeida

A construção do Memorial Encontro das Águas – Parque Rosa Almeida, na zona Leste, ainda está em projeto, na fase de prospecções e etapa de estudos, para a sua implantação e detalhamento, de acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 2005, na gestão do atual deputado estadual Serafim Corrêa, à época, prefeito de Manaus.

A proposta está recebendo novos estudos para sua implantação e atualização, incluindo um heliponto e um sky glass, plataforma estaiada de vidro e aço, com uma altura entre 50 e 60 metros, com visão panorâmica e um elevador para acesso à faixa de praia.

O cronograma prevê a entrega do grande monumento, provavelmente no primeiro semestre de 2023. Como ainda necessita de projeto básico e executivo, após os estudos de implantação, e lançamento de licitação, a previsão do início das obras é para até o segundo semestre de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *