MANAUSSAÚDE

Prefeitura recebe farmacêuticos extensionistas que atuarão nas unidades de saúde do município

Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta terça-feira, 14/12, no mini auditório Sônia Barreto, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a cerimônia de acolhimento aos 50 farmacêuticos que farão parte do Projeto de Extensão Cuidados Farmacêuticos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O projeto, coordenado pela Escola de Saúde Pública (Esap), visa fomentar entre os profissionais, práticas educacionais e de cuidado farmacêutico com a comunidade assistida nos estabelecimentos assistenciais da Semsa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, representou o prefeito David Almeida na recepção aos profissionais inseridos no projeto de extensão. “Esse é um projeto que vai contribuir para qualificar esses farmacêuticos para a atuação com competência de liderança, criatividade e comprometimento com os resultados do seu trabalho e do sistema de saúde. O que esperamos é que os resultados reflitam positivamente nos serviços farmacêuticos oferecidos aos nossos usuários”, destacou.

Nesta primeira edição do projeto, os 50 farmacêuticos extensionistas serão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, de acordo com as prioridades definidas junto aos respectivos distritos. 

A coordenadora do projeto de extensão, Ana Fátima Carvalho e Silva, explicou que a seleção dos profissionais dessa primeira turma foi realizada pela Esap. “Temos farmacêuticos que atuam na rede de saúde da prefeitura e da iniciativa privada. Eles serão responsáveis pelo acolhimento aos usuários e pelo cuidado farmacêutico”, apontou.

Para a farmacêutica Larissa Bezerra, o projeto é uma grande conquista tanto para os profissionais, quanto para os usuários das UBSs. “Com certeza essa extensão é mais do que essencial porque ela vai agregar à minha profissão de farmacêutica não só o conhecimento sobre os medicamentos, mas o mais importante, o cuidado ao paciente, traz para a figura do profissional público, o farmacêutico-clínico, tão necessário atualmente, principalmente nessa situação de pandemia em que estamos vivendo”, comentou.

O farmacêutico Guilherme Bindá elogiou a iniciativa da Semsa, e a classificou como uma importante contribuição para a qualificação profissional. “Eu acredito que todo conhecimento sempre é válido. Nós saímos da faculdade com um leque de conhecimentos considerável, mas a prática é um grande diferencial em nossa vida profissional. Podermos nos aprofundar mais em nossa área é uma oportunidade incrível que a Semsa, por meio da Escola de Saúde Pública, nos proporciona. Receber esse conhecimento teórico e colocar em prática diretamente com a comunidade, que é o nosso público, só torna esse projeto ainda mais enriquecedor”, afirmou.

A assistência farmacêutica integra a Rede de Atenção em Saúde de forma sistêmica, prestando serviços farmacêuticos, por meio de atividades técnico-gerenciais (seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos), na função de apoio à rede e, oferta, nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), o cuidado farmacêutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *