AMAZONASDESTAQUE

Wilson Lima reinaugura Caic Ana Braga e amplia oferta de consultas pediátricas com o ‘Caic+ Especialidades’

Ao todo, cinco Caics estão sendo reestruturados e vão ofertar mais de 6 mil consultas pediátricas especializadas por mês

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (3/01), o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus, completamente reformado. A unidade inaugura o perfil Caic+ Especialidades, que amplia a oferta de consultas especializadas. A reorganização da assistência pediátrica na rede pública estadual de saúde faz parte do projeto Criança Amazonas, que integra o programa Saúde Amazonas.

O Caic+ Especialidades Ana Braga vai ofertar, de forma inédita, seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar unidade referência em reabilitação neuromotora. O novo formato também amplia o público que passa a ser atendido na unidade, destacou o governador.

“A gente faz uma correção histórica porque havia uma hiato entre quem atende de 13 a 18 anos. O Caic + atende de 0 a 18 anos. Então é uma distorção que a gente corrige. Eu tive a seguinte preocupação: não adianta retomar uma Caic, colocar ele para funcionar sem que se amplie o atendimento. A gente começa pela zona leste e isso é muito simbólico porque temos um quantitativo populacional que depende dos serviços públicos”, disse Wilson Lima.

A previsão é que o Caic+ Ana Braga realize 3.040 atendimentos especializados por mês. Serão ofertados, ainda, serviços de apoio diagnóstico em neurologia, triagem neonatal, apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia, com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora, para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas.

“Reformamos a unidade, mas também reformamos o conceito. O Caic é como uma unidade básica, então você atenderia a pediatria em geral. Nós estamos fazendo a função do Estado que é fazer a alta e medida complexidade dentro dos atendimentos especializados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad.

A reestruturação amplia a assistência pediátrica referenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, atendendo demanda reprimida. Os atendimentos no Caic+ Especialidades serão realizados via Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O Caic Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou a obra.

Ampliação da rede – A ação em conjunto das pastas alcança outros cinco Caics. “Essas unidades recebem reforma estrutural e equipamentos como móveis permanentes. O maior objetivo desse projeto é levar para essas crianças, pais, aos usuários, uma estrutura moderna que tenha como principal foco o acolhimento, a humanização e uma melhor qualidade de trabalho aos profissionais que atendem nessas unidades”, disse a secretária executiva do FPS, Kathelen de Oliveira Braz dos Santos.

Além do Ana Braga, a revitalização chegará aos CAICs: Alberto Carreira, no bairro Compensa, zona oeste, que está em fase de estruturação; Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte, em fase de estruturação; Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul, com obras sendo finalizadas; e Dr. Afrânio Soares, no Parque Dez, zona centro-sul, com as obras em andamento. Essas unidades têm previsão de inauguração neste primeiro trimestre de 2022.

Junto com o Caic Ana Braga, as cinco unidades devem ofertar mais de 6 mil consultas médicas especializadas por mês, favorecendo a redução gradativa das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além da reorganização das linhas de cuidado para doenças crônico-degenerativas nessa faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *