DESTAQUESAÚDE

Unimed Manaus suspende visitas e só permite acompanhantes para idosos e crianças com ciclo vacinal completo

Para desafogar o Pronto Atendimento Adulto e Infantil, a Cooperativa Médica criou uma ala exclusiva para receber os pacientes que com sintomas de síndromes gripais e covid-19

A partir desta segunda-feira (17/01) estão suspensas as visitas aos pacientes com síndromes gripais, internados nas três unidades hospitalares da Unimed Manaus (Pronto Atendimento Adulto e Infantil – PA, Hospital e Maternidade), bem como a presença de acompanhantes nas dependências da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a diretora técnica da Unimed Manaus, a infectologista Lucilaide Oliveira Santos, a medida foi adotada em função do aumento dos casos de Síndromes Respiratórias Aguda Grave e da covid-19 e tem por objetivo manter a segurança de pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Com as visitas suspensas, os familiares receberão as informações sobre a evolução do tratamento dos pacientes, por meio de boletins diários, emitido pela equipe médica, e que serão enviados virtualmente, pelo celular.

No caso de pacientes com necessidades especiais, crianças e idosos, será autorizada a permanência de apenas de um acompanhante, que deverá comprovar ciclo vacinal completo, sem apresentar sintomas e as trocas de turno só poderá ser feita a cada 12 horas.

Desde dezembro de 2021, quando 80% dos pacientes que ingressam no Pronto Atendimento Infantil e Adulto tinham sintomas relacionados as síndromes respiratórias, a direção da Unimed Manaus reforçou sua equipe de profissionais de saúde e também implantou novos protocolos de atendimento.

“Aumentamos nossa capacidade operacional desde de dezembro, e, agora em janeiro, ainda temos condição de crescer e atender mais usuários. Mas é importante que as pessoas tomem cuidado, mantenham o distanciamento, usem máscara quando estiverem na presença de outras pessoas, fiquem em ambientes abertos para que a gente possa controlar essa questão do surto de gripe na nossa cidade”, alerta a diretora técnica da Unimed Manaus, a infectologista Lucilaide Oliveira dos Santos.

Além do reforço nas equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo, a Unimed Manaus tem leitos reservados, exclusivos para pacientes com sintomas de gripe, entre outros novos procedimentos adotados para enfrentar aos vírus respiratórios durante o período sazonal para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Lucilaide dos Santos destaca o impacto que as medidas adotadas terão no tempo de atendimento que, segundo ela, praticamente triplicou em decorrência do aumento significativo de pacientes estão dando entrada no PA adulto e infantil, diariamente.
Foto: Divulgação/Unimed Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *