COVID-19DESTAQUE

Amazonas fortalece ações de ampliação da cobertura vacinal contra covid-19 em municípios do interior do estado

Equipes da secretaria estadual e da Fundação de Vigilância em Saúde estão nos oito municípios que fazem parte do grupo de cidades com menor cobertura vacinal contra a covid-19 (até 50%)

Equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguem, até o dia 16 de fevereiro, em oito municípios do interior do estado, fortalecendo o combate à covid-19 por meio de suporte às ações estratégicas de contenção da disseminação do novo coronavírus e de ampliação da cobertura vacinal contra a infecção.

Os técnicos estão, desde segunda-feira (07/02), em Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Esses oito municípios fazem parte do grupo de cidades com cobertura vacinal contra a covid-19 de até 50%.

“A determinação do Governador Wilson Lima é para que a vacinação avance em todo o Estado e as equipes estão mobilizadas para auxiliar os municípios no que for necessário. A população precisa aderir à campanha de vacinação, que é a melhor forma de combater o coronavírus”, afirma o secretário de estado de saúde, Anoar Samad.

Nessa primeira etapa das visitas técnicas, os profissionais de saúde identificaram acúmulo de fichas de registro de doses de vacina contra a covid-19 não inseridas em sistema oficial do Ministério da Saúde para notificação de aplicações de vacina.

“Os municípios estão sendo orientados a organizar mutirões para digitação destas fichas com o intuito de acelerar a inserção dos dados. Estamos montando também uma força-tarefa para dar suporte a essas digitações para cidades que estão com dificuldades intensas de acesso à internet”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Foram destinados dois profissionais da FVS-RCP e um da SES-AM para compor cada equipe, totalizando 24 técnicos atuando simultaneamente. Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (DVE/FVS-RCP), Alexsandro Melo, os técnicos também estão dando suporte às ações estratégicas das secretarias municipais de saúde desses oito municípios.

Entre essas ações estão blitz de vacinação, busca ativa casa à casa de pessoas que não compareceram a aplicação das doses dos imunizantes, campanha de vacinação em supermercados e por meio de equipes volantes. “As equipes identificaram, também, resistência por parte da população quanto à vacina, além de relaxamento no uso da máscara, infelizmente”, disse Alexsandro.

A orientação das equipes é que as secretarias municipais de saúde intensifiquem as campanhas educacionais voltadas para a importância da vacinação contra Covid-19, do uso de máscara de proteção respiratória e das demais medidas preventivas à Covid-19, como higiene das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.

Nos oito municípios, os técnicos também estão dando suporte às estratégias de prevenção à covid-19 em ambiente escolar por ocasião da volta às aulas, como ações do Programa Vigilância Ativa nas Escolas e da coordenação estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), junto a gestores municipais, professores, conselheiros e representantes da população locais.

As secretarias municipais de saúde estão sendo orientadas sobre o protocolo de prevenção à Covid-19 em ambiente escolar e a realizar a busca ativa de alunos ainda não vacinados.

Cronograma

As equipes compostas pela SES-AM e FVS-RCP visitam, de 7 a 16 de fevereiro, os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Uma segunda equipe técnica segue, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Novo Airão, Lábrea, Anamã e Boca do Acre.

Em março, serão visitados os municípios de Alvarães, Anori, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Envira, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Japurá, Beruri, Manacapuru, Manaquiri, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Uarini.

Fotos: Divulgação/FVS-RCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *