COMÉRCIODESTAQUE

Vigilância sanitária orienta consumidores sobre condutas corretas de armazenagem e manipulação de alimentos

Operação ‘Mercado Seguro’ está percorrendo os supermercados da capital para orientar a população a reconhecer se o estabelecimento onde faz suas compras adota boas práticas sanitárias

As fiscais da Vigilância Sanitária da prefeitura de Manaus (Visa Manaus) estão neste final de semana percorrendo supermercados da capital para orientar os consumidores e também os funcionários dos estabelecimentos sobre as boas práticas sanitárias.

“É importante enfatizarmos o caráter de ‘visita’ dessa ação, em oposição ao de ‘inspeção sanitária’, que consiste em apurar irregularidades e responsabilizar os infratores”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Ele destaca que a operação “Mercado Seguro” tem um outro aspecto, igualmente fundamental, que é garantir a segurança sanitária da população. “A educação, como forma de prevenir problemas futuros. É muito importante que nossos cidadãos conheçam as boas práticas sanitárias e saibam identificar possíveis irregularidades em situações cotidianas, como uma ida ao supermercado”, enfatiza.

Desde sábado (12/02), os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) visitou cinco estabelecimentos, nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, para conversar com os consumidores e com as equipes técnicas responsáveis por esses locais.

Neste domingo (13/02), o trabalho continuou com novas visitas a supermercados nas diferentes zonas da cidade. Mais jornadas de educação sanitária estão programadas para os próximos finais de semana na capital amazonense, marcando o esforço da Prefeitura de Manaus em qualificar o público também nos dias de maior movimentação do comércio.

Nos estabelecimentos, os discais distribuem cartilhas informativas sobre as condutas sanitárias mais recomendadas no dia a dia, como por exemplo, a forma correta de se armazenar e manipular alimentos e produtos perecíveis, e também fizeram orientações sobre problemas encontrados no momento das visitas, como excesso de produtos em um mesmo refrigerador, ausência de álcool em gel à disposição do público, ou filas com situações de desrespeito ao distanciamento social.

Consumidor aprova

A advogada aposentada Cristina Navarro, 63, apoiou a iniciativa. “Gostei bastante da ideia de uma ação voltada ao público, para informar, indo além da fiscalização que a gente já conhece. Nós, como consumidores, ficamos mais atentos, e os funcionários, que às vezes não recebem a formação adequada e acabam cometendo erros sem perceber, também fazem melhor o seu trabalho. É ótimo para todos”, opinou.

A funcionária pública Sâmia Barros, 45, por sua vez, sugeriu que a ação se torne uma constante. “Espero ver um prosseguimento desse trabalho, que é necessário para todos. Cada pessoa traz hábitos que nem sempre são adequados, do ponto de vista sanitário, e a educação permanente é uma forma de melhorar nossas condutas”, afirmou.

Flagrantes

 Embora a “Mercado Seguro” tenha como foco a educação e a prevenção, o trabalho fiscalizador não ficou de lado. Em um estabelecimento da zona Centro-Sul, foram identificados cerca de 22 quilos de linguiça de frango, e outros 7 kg de carne moída em condições irregulares de acondicionamento, os quais foram removidos do açougue e inutilizados com água sanitária no próprio estabelecimento.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *