DESTAQUEEDUCAÇÃO

Com oferta de 222 mil vagas, seleção para o Sisu começa nesta terça-feira e segue até 18 de fevereiro

São 6.146 cursos e graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior. Podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2021 e não zeraram a redação

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 começaram nesta terça-feira (15/02). O cadastro é gratuito e o prazo se encerrará às 23h59 da próxima sexta-feira (18). O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência.

As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições do SiSU (23h59 de 18 de fevereiro), conforme decisão do candidato. Após o período, o sistema não permite mudanças.

O Ministério da Educação (MEC) divulgará diariamente, a partir do fim do primeiro dia de inscrições, um balanço parcial do SiSU 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.

Modalidades de concorrência

É muito importante ficar de olho nas modalidades de concorrência do SiSU e saber quais critérios de cada uma delas. Elas estão detalhadamente explicadas nos termos de adesão das instituições de ensino e também no site do sistema.

As vagas são destinadas à população em geral, independentemente do local de estudo ou renda, entretanto, por conta das leis de cotas, as instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.

Há também a modalidade de cotas facultativa, na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

Resultado, matrículas e lista de espera

O resultado do SiSU 2022/1 será divulgado em 22 de fevereiro, pela internet, no mesmo site em que foram feitas as inscrições. Os candidatos devem ficar atentos para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram.

Caso haja aprovação em pelo menos uma das opções de curso, o candidato precisa fazer sua matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do SiSU e providenciar tudo o que for preciso. Os aprovados terão que se matricular de 23 de fevereiro a 8 de março.

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse pela lista de espera do SiSU. A manifestação será de 22 de fevereiro a 8 de março, no mesmo login em que a inscrição foi feita. Já as chamadas seguintes serão de responsabilidade das instituições de ensino.

Mais informações pelo site do SiSU, no edital e pelo especial SiSU 2022 Brasil Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *