EDUCAÇÃOMANAUS

‘É um alívio e uma motivação’, diz aluna sobre volta às aulas com passe livre estudantil

Benefício é disponibilizado para 470 mil estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas de ensino

“O benefício é um alívio e uma motivação, até porque agora eu posso vir à escola sem me preocupar com a passagem de ônibus”. É assim que a estudante Natália Karolina, de 17 anos, da Escola Estadual Ruy Araújo, localizada na zona sul de Manaus, relata a sensação de retornar à sala de aula já podendo usufruir do benefício do Passe Livre Estudantil, disponível desde segunda-feira (14/02) aos alunos da rede estadual de ensino.

“Moro no bairro Alfredo Nascimento e gastava R$ 20 todos os dias para vir à escola, logo percebo como a gratuidade do passe estudantil é importante para os alunos que precisam do transporte coletivo”, conta.

O público beneficiado pelo programa são estudantes que residem a mais de um quilômetro de distância das unidades de ensino e, por isso, precisam usar ônibus para ir à escola. O estudante Pedro Felipe Bahia destaca a importância de desfrutar de um momento único para as famílias manauaras.

“Nesse primeiro dia de aula, o passe livre veio como uma benção na vida dos estudantes. Com certeza esse auxílio evitará que muitos alunos deixem de vir para a escola, durante esse ano letivo”, pontua o estudante.

Resultado da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Manaus, o benefício alcança 470 mil estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas estadual e municipal de ensino.

Alívio

Moradora do bairro Mauazinho, na zona leste de Manaus, Bruna Simones, que estuda no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no Centro da cidade, explica que o benefício alivia o orçamento de muitas famílias.

“O benefício do Passa Fácil veio para ajudar aquelas famílias que não têm uma renda financeira boa, e para nós, alunos, incentiva a não faltar às aulas”, finaliza.

Cadastro

Para facilitar a concessão do benefício, as escolas estaduais encaminharam a lista dos alunos enquadrados no perfil do programa para o cadastro no sistema Passa Fácil 2022, da Prefeitura. Os estudantes podem consultar, por meio do CPF, se está contemplado. O site é o estudantes.manaus.am.gov.br.

 O cadastro dos estudantes é automático, mediante cruzamento de dados das matrículas na rede estadual com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Porém, é importante que o aluno esteja regularmente matriculado e com os dados atualizados na escola em que iniciou o ano letivo.

Caso o estudante não tenha cadastro junto ao Sinetram, ele deve solicitar a emissão do cartão Passa Fácil. O agendamento ocorre por meio do site: www.sinetram.com.br ou pelo Aplicativo Cadê Meu Ônibus.

Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável.

Como vai funcionar

Serão fornecidas até 44 passagens mensais, não cumulativas, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino. A escola frequentada pelo estudante deve se localizar dentro do município de Manaus, sendo que a distância entre os endereços da escola e da residência do estudante não poderá ser inferior a 1 quilômetro.

Fotos: Drance Jézus/Seduc-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *