CULTURADESTAQUE

Exposição em shopping de Manaus reúne fantasias históricas do carnaval de rua do Amazonas

Artista plástico Turenko Beça é o curador da mostra que reúne fantasias usadas pela porta-bandeira Ednelza Sahdo e a boneca Kámelia. Visitação vai até 28 de fevereiro, no Piso Castanheiras

A exposição “De outros carnavais”, no Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, em Adrianópolis, zona Centro-sul de Manaus, reúne fantasias históricas do carnaval de rua do Amazona, que pertencem ao acervo permanente da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A mostra fica aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro, no piso Castanheira do centro de compras (em frente a Ramsons).

São fantasias de porta-bandeira usadas pela artista Ednelza Sahdo, ícone do carnaval. Com mais de 50 anos de carreira, ela é atriz, cantora, diretora e professora de teatro, conhecedora profunda do carnaval amazonense e foi, por 26 anos, porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida.

“Ednelza Sahdo marca de modo indelével seu nome na história como uma das que mais contribuíram para beleza e a evolução do carnaval amazonense”, desta o curador da exposição, o artista plástico Turenko Beça.

Ele garante que visitante da exposição vai se teletransportar para os desfiles memoráveis do carnaval amazonense.

“Essa exposição é um passeio não apenas pelos enredos defendidos pela Porta-bandeira, mas sobretudo, um grande desfile sobre décadas de Carnaval em Manaus. São indumentárias ricas e bem trabalhadas, que vestiram os encantos da Porta-bandeira-Atriz: Dama Francesa, Criação, Estrela, Rainha das Bolhas de Sabão, entre tantas personas que esta artista incorporou na Avenida do Samba”, afirma. 

Além dos vestidos usados por Ednelza Sahdo, quase sempre nota 10 no item porta-bandeira dos carnavais de rua da capital amazonense, também estarão em exposição fantasias usadas pela boneca Kamélia, símbolo do carnaval de Manaus.

Ao término da exposição as fantasias retornam para o local de origem, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Avenida Silves, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa), zona Sul da capital. O local está aberto à visitação de quinta a domingo, das 9h às 14h. A entrada é gratuita, mas requer agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Foto: Divulgação/SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *