MEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

Instituto Naturatins moderniza equipamentos para ampliar economia de energia e ganhos ambientais

Projeto aprovado no Programa de Eficiência Energética da Aneel, prevê a substituição de lâmpadas comuns por de led e de aparelhos de ar condicionado por marcas que exigem menos consumo de energia

Nesta semana, o Projeto de Eficiência Energética do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi aprovado na chamada pública de projetos CPP 001/2021 da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A. para o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com a aprovação da proposta de diagnóstico energético, o Naturatins promover a modernização de equipamentos que vão gerar economia de energia e ganhos ambientais.

“A economia de recursos naturais e energéticos geram ganhos ambientais e incentivam o desenvolvimento sustentável. Com a aprovação desse projeto, o Naturatins adota mais uma iniciativa de contribuição com a preservação do meio ambiente”, destaca Renato Jayme, presidente do Naturatins.

Para Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, a ação de desenvolvimento sustentável moderniza as estruturas do Naturatins para promover a eficiência energética. “Continuaremos atentos a novos projetos e propostas que futuramente possam também interagir com as comunidades tradicionais que estão em torno de Unidades de Conservação. Esta etapa só vem somar forças na questão ambiental”, afirma.

O projeto contempla o investimento equivalente a aproximadamente R$ 240 mil para a troca da iluminação por lâmpadas LED e equipamentos de ar condicionado categoria A que exigem menos consumo de energia e, assim, são mais econômicos. Além do consumo, Vanessa Braz, gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, reitera que o uso eficiente da energia elétrica tende a reduzir consideravelmente as despesas nas dependências da sede da autarquia em Palmas.

“Somos um órgão ambiental e possuímos imbuído em nossa missão a sustentabilidade ambiental, portanto, foi com imensa satisfação que a nossa Gerência e o Ecotime do Naturatins recebemos o resultado da aprovação do nosso projeto sobre eficiência energética”, enfatiza a gerente.

Eficiência Energética

De acordo com a Aneel, o Programa de Eficiência Energética tem por objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Também busca maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *