DESTAQUEESPORTEMUNDO

Fifa exclui a Rússia da Copa do Mundo e outros torneios internacionais, em represália a ataque a Ucrânia

A decisão foi tomada junto à Uefa e impacta todos os clubes e seleções russas, desde as categorias de base até os elencos masculinos e femininos

Novas sanções esportivas foram impostas sobre a Rússia, em virtude da invasão ao território ucraniano. Na tarde desta segunda-feira (28/2), Fifa e Uefa tomaram a decisão conjunta de suspender todas as seleções e clubes russos de torneios internacionais. O impacto maior é sobre o elenco masculino, que ficará de fora da repescagem das Eliminatórias Europeias e, consequentemente, da Copa do Mundo do Catar, marcada para novembro e dezembro.

Com a suspensão por tempo indeterminado, a Rússia não participará da fase de repescagem das Eliminatórias Europeias que, automaticamente, exclui o país da Copa do Mundo do Catar. O esquadrão russo entraria em campo em 24 de março, quando receberia a Polônia em campo neutro. Os polacos, porém, garantiram que mesmo em campo neutro, não jogariam contra os russos.

Apesar da exclusão russa, não está confirmado se os poloneses avançarão automaticamente à final de sua chave na repescagem europeia. A decisão será tomada pela Uefa.

A proibição da Rússia nos campos de futebol pelo mundo acontece um dia após o veto aos jogos no país, torcida em campos neutros, além do uso da bandeira, nome e hino nacional russo.

“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, emitiu a Fifa em comunicado.

Após ser sede da Copa do Mundo em 2018, a Rússia não poderá ser representada no principal evento do futebol. A atitude conjunta da Fifa e Uefa reforçam as garantidas dos direitos humanos, presente nas regras das duas entidades.

Vale lembrar que a última seleção a ser desqualificada das Eliminatórias por guerra é a extinta Iugoslávia. Antes, em 1986, o Irã ficou de fora do Mundial no México por conta do combate militar contra o Iraque. Em 1945, a Alemanha, Japão e aliados nazistas foram suspensos pela própria Fifa devido à Segunda Guerra Mundial. O apartheid impediu a África do Sul, em 1996, e a guerra civil deixou a Espanha de fora em 1938.

Futebol feminino

O veto da Fifa e Uefa à Rússia deixaram de fora o plantel feminino da Eurocopa, marcada para julho, na Inglaterra. O país que herdará a vaga russa ainda não foi anunciado pela entidade europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *